Prêmio OZP inscreve estudantes de Design da FURB até 9 de dezembro

Prêmio OZP inscreve estudantes de Design da FURB até 9 de dezembro

Foto: Blumenau Iluminação

Promovido pela Blumenau Iluminação e pela Universidade Regional de Blumenau, o 5º prêmio Orlando Zeno Pamplona de Inovação (Prêmio OZP) é destinado exclusivamente aos estudantes de Design da FURB e tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos de produtos e inovações tecnológicas e criativas no segmento de iluminação, além de difundir a cultura da inovação e da propriedade industrial no segmento de iluminação.

As inscrições e o envio dos projetos são gratuitas e acontecem até o dia 09 de dezembro, por meio de link disponível no perfil do curso de Design da FURB no Instagram.

O Prêmio OZP de Inovação oferece 1.500 reais ao vencedor, 1.000 ao segundo colocado e 500 reais ao terceiro. "Acreditamos que é um estímulo para os alunos montarem seus portifólios e tentar abrir uma brecha para eles iniciarem no mercado de trabalho a partir desses projetos produzidos para o prêmio OZP de Inovação", comenta a professora Valéria Rosa, vice-diretora do Centro de Ciências Tecnológicas da FURB (CCT) e coordenadora do colegiado do curso de Design da Universidade de Blumenau.

A análise dos projetos acontecerá entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 1º de março de 2023, já a cerimônia de entrega não tem data marcada, mas é prevista para acontecer até o dia 15 de abril de 2023. 

"O concurso consiste também em estimular o trabalho em equipe dentro do curso, para que os estudantes aprendam que lá fora eles também precisarão trabalhar em equipes, tanto da mesma área, quanto multidisciplinares", destaca Valéria.

Mais informações no edital que regulamenta o prêmio.

Sobre a Blumenau Iluminação

 A Blumenau Iluminação foi fundada em 1º de agosto de 1978, por Orlando Zeno Pamplona, dando início a história de tradição e empreendedorismo. Inicialmente conhecida como Luminárias Blumenau, a empresa começou com um espaço de 100 metros quadrados, duas máquinas e três funcionários, e logo se tornou conhecida pelos produtos fabricados manualmente e com processo de cobreamento exclusivo. 

 O aumento das demandas fez com que, em 1992, a Blumenau Iluminação inaugurasse uma nova sede, em um terreno de 20 mil metros quadrados no Bairro Passo Manso. O espaço possibilitou o crescimento da produção e, consequentemente, a participação no mercado, colocando a empresa entre as principais do ramo no Brasil. Em 2017, um importante marco foi conquistado nessa linha do tempo, a incorporação da marca Germany, especializada em iluminação externa.

O Prêmio OZP surgiu em 2019, e como resultado a luminária de chão Flambô e o pendente Kina Light passaram por um estudo de viabilidade de produção e de mercado, que durou em torno de um ano e meio. Após a aprovação, iniciaram o processo de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2021, as luminárias entraram no catálogo da empresa, rendendo royalties para a Universidade pelo desenho industrial dos produtos.