Professor apresenta trabalhos em conferência internacional sobre energia elétrica

Professor apresenta trabalhos em conferência internacional sobre energia elétrica

Foto: Acervo pessoal

O professor do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Thair Ibrahim Mustafa, foi às Maldivas para participar de mais uma conferência internacional do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), órgão que representa a área de Engenharia Elétrica e Eletrônica em nível mundial. O professor apresentou dois trabalhos na conferência, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com participantes de mais de 75 países. 

O primeiro trabalho trata do desenvolvimento de equipamento para análise da performance de disjuntores de Alta Tensão, cuja patente foi concedida recentemente à FURB e à CPFL Energia pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Já o segundo trabalho trata de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) encerrado no ano passado, “cujos resultados foram muito significativos para a concessionária de energia e reconhecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)", explica Thair.  Na sala de aula da universidade das Maldivas

A ICECCME- International Conference on Electrical, Computer, Communications and Mechatronics Engineering chancelado pelo IEEE é o principal evento que reúne profissionais da indústria, engenheiros e pesquisadores das instituições relacionadas para trocar informações e ideias sobre engenharia elétrica, informática, comunicações e mecatrônica.  A conferência conta com um programa técnico abrangente, oferecendo inúmeras sessões técnicas com trabalhos, apresentando as mais recentes tecnologias e aplicações.

"A participação e apresentação de resultados de pesquisas em conferências nacionais e internacionais são fundamentais para o fortalecimento da pesquisa aplicada em instituições de ensino e pesquisa como a FURB", afirma Thair.  Os recursos para custear a participação do professor na conferência vieram de projetos de pesquisa e desenvolvimento para a ANEEL e a CPFL que estão sob sua coordenação. 

Thair também destaca que o sucesso dos resultados se deve muito a equipe multidisciplinar de pesquisa do departamento de Engenharia Elétrica, composta pelos professores doutores Sérgio Henrique Cabral, Hugo Dominguez Almaguer e Luiz Henrique Meyer. “Equipe essa que trabalha na busca de soluções e no desenvolvimento de técnicas e equipamentos nas áreas de sistemas de potência, compatibilidade eletromagnética, qualidade de energia e alta tensão”, afirma o professor.