Professor e egresso do curso de Psicologia da FURB são premiados pelo Conselho Federal de Psicologia
Por Camila Maurer [12/12/2025] [11 h25]
João Carlos Gomes dos Santos Júnior, egresso do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e Mahasiãh Raimundo, professor do Departamento de Psicologia da universidade, foram premiados na terceira edição do “Prêmio Virginia Bicudo: Práticas para uma Psicologia Antirracista”, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A premiação é voltada ao reconhecimento de iniciativas que fortalecem a profissão e promovem impacto social em diferentes territórios. O prêmio foi entregue em 20 de novembro em Brasília (DF), durante o 7º Congresso Brasileiro de Psicologia.
Os profissionais foram premiados pela prática “Mediação de acolhimento para pessoas negras: experiências de uma universidade do sul brasileiro” (categoria Experiências Coletivas, eixo Interseccionalidades). “Receber esse prêmio foi profundamente significativo para mim. Fui reconhecido no eixo Interseccionalidades, o que torna essa conquista ainda mais especial por destacar trabalhos voltados à promoção da equidade racial na Psicologia. Mais do que um reconhecimento, ele reafirma meu lugar na área e marca o início da minha trajetória como psicólogo atuante no território de Blumenau”, destaca João Carlos.
O prêmio Virginia Bicudo reconhece estudos e práticas que articulam Psicologia e relações étnico-raciais. O nome da premiação faz referência à primeira psicanalista não médica do Brasil e primeira mulher negra a integrar o plenário do Conselho Federal de Psicologia, em 1973. Na edição deste ano, foram premiados dez trabalhos de todas as regiões do país. “A experiência no evento foi imensamente gratificante; ver meu trabalho circulando, conhecer outras iniciativas inspiradoras e sentir a força da Psicologia brasileira reunida num mesmo espaço foi algo que me motivou ainda mais a seguir estudando, criando e contribuindo com responsabilidade. Sou grato também ao professor Me. Mahasiãh Raimundo, que me guiou e instruiu, somando para que este trabalho pudesse existir e reverberar”, avalia.

