Projeto avalia ensino de Matemática e Ciências nas escolas
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [28/07/2017] [15 h06]
Um novo projeto de extensão desenvolvido pelas licenciaturas em Matemática e Ciências Biológicas da FURB, em parceria com a Gerência Regional de Educação (GERED), busca realizar um levantamento sobre as disciplinas nas escolas de Blumenau.
É o Diagnóstico do Ensino de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental (6º a 9º ano) da Rede Estadual de Ensino de Blumenau.
O programa foi instituído neste ano. Segundo a professora Me. Henriette Damm, do curso de Licenciatura em Matemática e coordenadora do Diagnóstico, esse projeto foi pensado por um fator que é encontrado dentro da própria universidade.
-- A busca por estes cursos vem diminuindo significativamente, e acreditamos que haja relação entre o que vem sendo ofertado e a real demanda do público alvo. Precisamos saber quais as verdadeiras necessidades do professor na sala de aula e estabelecer uma conexão mais íntima e direta entre a Universidade e as escolas”, explicou a professora.
A professora Henriette destaca a importância que esse estudo pode trazer para toda a comunidade acadêmica. “Os resultados desse projeto poderão ser utilizados como subsídio para ampliar e consolidar a formação continuada ofertada pela Universidade Regional de Blumenau e desta rede de ensino. É preciso contextualizar os desafios atuais, sobretudo os relativos para chegar às necessárias transformações pelas quais a Educação necessita passar, e isto implica repensar a formação inicial e continuada de professores, e as condições em que vivem e trabalham”.
A análise é realizada com todos os professores dessas séries nas escolas da rede estadual de Blumenau. O estudo é feito através de um formulário online, onde os professores interessados devem responder uma série de questionamentos que fazem referência a forma de ensino aplicada na sala de aula.
A plataforma pode ser acessada e preenchida em qualquer equipamento que tenha acesso a internet. “O questionário também leva em consideração dados socioeconômicos e de formação, permitindo assim, conhecer tais professores, desde o perfil até conteúdos e metodologias/estratégias de ensino. Este questionário deverá ser respondido até a primeira semana de agosto”, explicou a coordenadora do diagnóstico.
Além de Henriette, a equipe do projeto também é composta pela Me. Roberta Andressa Pereira, e pelos acadêmicos bolsistas Heloísa Koffke (Ciências Biológicas) e José Lara (Ciências Econômicas).