Projeto de extensão FURBOT promove atividades que apresentam jogos e atividades lúdicas para a comunidade
Por Lucas Adriano [26/11/2024] [17 h01]
Bolsistas e docentes ligados ao projeto de extensão FURBOT, com mais de 16 anos de história, realizaram atividades de divulgação dos trabalhos do programa tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa de Blumenau. Com origem na linguagem de programação Java, o FURBOT era em princípio um trabalho de introdução à programação dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Atualmente, é um projeto de extensão interdisciplinar que conta com bolsistas de cursos de graduação, como Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Letras e Matemática.
Desde 2017, o programa está inserido no contexto educacional em escolas de educação básica em Blumenau e Brusque. Recentemente, foi lançado o seu aplicativo na Play Store, compatível com dispositivos móveis do sistema operacional Android.
“Então, a gente transformou o framework num jogo de fato, que hoje está em linguagem Unity, tem cenário próprio, nossos designers aqui desenham todos os personagens, todos os cenários também. E aí, a gente começou, então, a trabalhar realmente com o jogo, que tem várias fases, programando um robozinho que sai de uma origem e chega num destino. E além do FURBOT, a gente tem uma coleção de minigames, que a gente chama de jogos mais divertidos, vamos dizer assim, inclusive em outras áreas, focados em saúde bucal, em higiene bucal, junto com o pensamento computacional e acaba juntando essas duas linhas”, exemplifica Luciana Pereira de Araújo Kohler, professora que coordena o projeto de extensão.
No âmbito do FURBOT, há estudantes bolsistas beneficiados por bolsas dos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual de Santa Catarina. Muitos deles participaram das atividades que expuseram os vários jogos que integram o FURBOT em meio físico e digital tanto na quinta-feira (21), no coworking localizado próximo do bloco I do campus 1 da FURB quanto no domingo (24), na Praça Victor Konder, localizada ao lado da Prefeitura de Blumenau.
Para 2025, segundo os responsáveis pelo projeto, o objetivo é dar prosseguimento ao trabalho de aplicação do FURBOT em sala de aula, inclusive com a formação de docentes de ensino básico para trabalhar com o aplicativo e os jogos educativos de forma gratuita. Assista à reportagem abaixo e confira como foi a atividade de apresentação do FURBOT realizada no coworking localizado no campus 1 da FURB, com óculos de realidade aumentada, jogos de tabuleiro e em dispositivos móveis digitais.