Projeto desenvolve vídeos tutoriais para ONGs
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [09/09/2020] [12 h49]
Para capacitar as ONGs da região na criação de conteúdos e utilização das redes sociais, o projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) “Comunicação para o Desenvolvimento Social” produziu uma série de vídeos tutoriais.
Com a pandemia do coronavírus e a suspensão das atividades presenciais, o projeto teve que adaptar suas formações presenciais já agendadas e, em parceria com o novo projeto do curso, “Mídias Digitais para o terceiro setor”, nasceu o Upgrade, que produziu materiais audiovisuais para o YouTube como meio de promover a capacitação das ONGs, mesmo de forma remota.
O “Comunicação para o Desenvolvimento Social” é um projeto de extensão da FURB realizado há quase vinte anos e atende as ONGs da região na área de assessoria de comunicação, “seja fazendo campanhas publicitárias, ou criando ações e realizando atividades nas mais diferentes temáticas”, conta a professora Cynthia Boos de Quadros, do departamento de Comunicação da Universidade de Blumenau.
As demandas apresentadas pelas organizações ao projeto, em anos anteriores, pautaram os conteúdos digitais elaborados pelo Upgrade e que abordam temáticas como a produção de conteúdos para as redes sociais, como fazer artes, fotos e bons vídeos, como criar eventos, tutoriais sobre o uso do Facebook e do Instagram, além de como se adaptar à pandemia.
Cynthia conta que mais do que fazer um trabalho junto dessas instituições, sempre houve o compromisso de capacitá-los para que pudessem ser autônomos, que pudessem, mesmo que minimamente, gerenciar suas ações de comunicação. “O principal objetivo dessa série de vídeo tutoriais é fazer com que as ONGs consigam explorar ferramentas digitais que são tão importantes para o seu trabalho junto da comunidade, seja na divulgação de suas iniciativas, seja para captar voluntários e fundos, ou para seguir com seus trabalhos de forma transparente perante a sociedade”, diz a professora.
Com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (FURB), da Prefeitura Municipal e da Fundação Fritz Müller (FFM), os vídeos tutoriais foram produzidos e disponibilizados no canal do YouTube “Comunica FURB” (youtube.com/comunicafurb, nas playlists).