Projeto Supravita – Educa promove atividades com estudantes da Etevi, o Ensino Médio da FURB
Por Camila Maurer [14/04/2025] [16 h21]
Estudantes aprenderam sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e rótulos alimentares
O projeto de extensão Supravita - Educa promoveu uma série de atividades interativas com duas turmas de primeiro ano da Etevi, o Ensino Médio da FURB, na manhã desta sexta-feira, 11 de abril. Os adolescentes participaram de jogos sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento publicado pelo Ministério da Saúde com orientações para uma alimentação saudável, além de aprenderem a desvendar os rótulos de alimentos industrializados ultraprocessados.
O Supravita – Educa é um projeto de extensão da universidade voltado à promoção de saúde entre crianças e adolescentes. O projeto trabalha em parceria com escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental para o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional, além de ações de educação em saúde bucal. Segundo Mariana Campos, coordenadora do curso de Nutrição da FURB e responsável pela condução das atividades desta sexta-feira, a alimentação dos adolescentes é um desafio para os profissionais de saúde. “Hoje, no Brasil, os adolescentes são o público que tem a pior qualidade de alimentação, eles consomem muitos alimentos ultraprocessados. Então esse é um ponto que a gente tem trabalhado bastante com eles”, destaca.
A necessidade de trabalhar o tema de forma mais aprofundada foi revelada pela análise dos hábitos alimentares adotados pelos estudantes das turmas envolvidas. “Nós já tínhamos feito um teste sobre a alimentação dessas duas turmas e dos marcadores de consumo alimentar e já tínhamos mostrado a eles o resultado da turma. O resultado tinha sido preocupante, então já trabalhamos com eles alguns pontos e hoje vamos avaliar o que eles aprenderam”, explica.
As atividades desenvolvidas pelo Supravita – Educa com os estudantes da Etevi estão integradas à proposta da disciplina de Iniciação Científica, ministrada pela professora Ana Maria Sackl, em que os adolescentes estão desenvolvendo uma pesquisa científica sobre alimentação saudável a ser apresentada na Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) prevista para setembro.