Proteção, pede Fórum de Arborização Urbana
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [23/09/2020] [16 h29]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a empresa Arboran, realizam o II Fórum Catarinense de Arborização Urbana. O evento acontecerá de forma virtual, às segundas-feiras de setembro e outubro e iniciou na segunda-feira, 21. Em seu primeiro encontro, o Forum discutiu a importância das áreas verdes urbanas. Para falar sobre a temática, os convidados foram Ricardo Cardim, botânico, paisagista e mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) e o professor Dr. João de Deus Medeiros, orientador no Programa de Pós-graduação em Perícias Ambientais Criminais da Universidade Federal de Santa Catarina, além do moderador Marcelo Scipioni, também professor da UFSC.
“Atualmente se considera que a natureza é fornecedora de serviços para as cidades e as árvores são grandes prestadoras de serviços”, explica o professor Julio Cesar Refosco, representante da FURB na organização do Fórum. Como partes do ecossistema de uma cidade, as árvores desempenham um papel de grande importância mas como explica Julio, “as pessoas não conhecem a natureza ao seu redor e por fim não valorizam as árvores como um todo”.
Muitos dos problemas de microclima, enxurradas, de piora da poluição sonora, redução de abrigo para a fauna urbana e mesmo as cidades que são esteticamente menos trabalhadas, são resultado de cidades com poucas árvores ou com arborização não planejada e mal mantida. Além disso, Julio Refosco explica que o Brasil apresenta uma contradição como o país com maior biodiversidade do mundo, e com cidades que apresentam, sobretudo, vegetação estrangeira.
Papel de universidade na arborização urbana
No último dia do Fórum serão discutidas questões estratégicas para a implementação de políticas de arborização urbana e uma delas está diretamente ligada às universidades e seu tripé de ensino, pesquisa e extensão. É justamente sobre essa abordagem que o professor Julio Refosco falará no dia 19 de outubro.
A Universidade Regional de Blumenau possui um longo histórico de trabalhos envolvendo a gestão ambiental, seja nos cursos de Engenharia Florestal, de Ciências Biológicas ou Arquitetura e Urbanismo e mais recentemente a pauta da arborização urbana também tem gerado produções científicas, segundo o professor.
“Pretendo abordar o papel da universidade em ensino, na formação de profissionais de diversos ramos relacionados à arborização urbana, como nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Florestal, no desenvolvimento de ações de extensão, como o Projeto Distrito de Inovação, que se relaciona com os diversos atores envolvidos em arborização urbana, e também na pesquisa e no desenvolvimento científico e tecnológico para arborização urbana”, antecipa Refosco.
Programação
O II Fórum Catarinense de Arborização Urbana pretende, através dos conhecimentos de diversos profissionais e pesquisadores da área, discutir, trocar experiências e trabalhar de forma permanente para mudar o quadro brasileiro e imprimir nas cidades uma paisagem bonita e ecologicamente equilibrada. Para isso, serão apresentadas diferentes interfaces da arborização urbana, como a econômica, a de gestão, de manejo e a própria interface ambiental.
Todos os encontros acontecerão de forma virtual, às segundas-feiras de setembro e outubro, a partir das 19h. Para assistir aos encontros é necessário confirmar a sua presença no site do fórum.
O segundo dia de evento, em 28 de setembro discutirá o tema “Profissionais do Arbonegócio - Economia e mercado relacionados à arborização urbana”.
Os dois últimos encontros do Fórum, nos dias 5 e 19 de outubro, discutirão as políticas públicas para arborização urbana, experiências da administração pública, e questões estratégicas para a implementação de políticas de arborização urbana.