Questão racial é tema de livro a ser lançado na FURB
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [19/03/2018] [13 h31]
Foto: Divulgação
"Bram Stoker e a questão racial: literatura de degenerescência no final do século XIX". Este é o título do livro que será lançado na FURB nesta quarta-feira, dia 21 de março, a partir das 18h30min, no Auditório da Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB. A obra é fruto da dissertação de mestrado em História, defendida em 2016, por Evander Ruthieri S. da Silva.
Silva tem uma grande ligação com FURB: foi aluno do curso de graduação em História da FURB e professor de Teoria da História I da FURB, no primeiro semestre de 2017. É membro (discente) do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS), e pesquisador do Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE) da FURB, onde se licenciou e se tornou bacharel em História no ano de 2012, à época sob a orientação da professora Dra. Cristina Ferreira, coordenadora do grupo de pesquisa acima mencionado.
Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná – PPGH-UFPR e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
A obra
A dissertação de mestrado que deu origem ao livro teve a orientação do professor Clóvis Mendes Gruner, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra conta que ao final do século XIX, no embalo das transformações urbanas e sociais que perpassavam o cotidiano de homens e mulheres no coração de Londres, as teorias da degenerescência, ao lançarem hipóteses de um retorno de características primitivas e animalescas sob a fina e frágil camada de civilidade, foram fontes de particular ansiedade e incerteza, pois enredavam a possibilidade de monstros e predadores que se esgueiravam pelas ruas enevoadas das metrópoles.
Estas inseguranças marcaram diversos campos de conhecimento, nas artes e na literatura, pois forneciam argumentos razoavelmente científicos para a articulação de hostilidades sociais e políticas. Neste livro, procura-se compreender as ressignificações destas ideias da mobilização de elementos racialistas na literatura de horror do anglo-irlandês Bram Stoker (1847-1912), mais conhecido como o autor de Drácula. Sob uma perspectiva histórica, que mobiliza a literatura enquanto fonte para a análise das experiências culturais e das sensibilidades de Stoker e de muitos de seus contemporâneos, buscamos problematizar os usos de hierarquizações raciais engendradas nas tentativas de interpretação da sociedade de fins do Oitocentos, nas quais sentimentos edulcorados pelo medo do Outro e pelo ódio cultivado desempenham lugar de destaque.
O evento
A cerimônia de lançamento do livro "Bram Stoker e a questão racial: literatura de degenerescência no final do século XIX", vai começar com uma palestra proferida pelo autor, intitulada: Entre "monstros antediluvianos" e "selvagens aculturados": o racialismo na literatura de Bram Stoker (1847-1912).
Serviço
Serviço
Lançamento do livro "Bram Stoker e a questão racial: literatura de degenerescência no final do século XIX
Data: 21 de março (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Auditório da Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB
Informações: Centro de Memória Oral e Pesquisa – Curso de História
Telefone de contato: (47) 3321 0236
Data: 21 de março (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Auditório da Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB
Informações: Centro de Memória Oral e Pesquisa – Curso de História
Telefone de contato: (47) 3321 0236