Recepção de Calouros da FURB será nesta sexta-feira (14), com muitas novidades aos estudantes
Por Lucas Adriano [14/02/2025] [15 h43]
Nesta sexta-feira (14), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) receberá cerca de 2 mil novos calouros da graduação no Ginásio Sebastião Cruz em Blumenau, conhecido como Galegão. O evento, que teve sua data transferida em razão da forte enxurrada que atingiu Blumenau na quinta-feira (13), terá início às 18h30.
Esta será a maior Recepção de Calouros da FURB dos últimos dez anos, quando os novos universitários serão apresentados aos gestores da Universidade, bem como os coordenadores de cada curso, diretores de centro e demais professores. A Recepção de Calouros contará com apresentações culturais, dinâmicas de integração e entretenimento.
Os novos estudantes receberão as principais informações acadêmicas e administrativas de como se localizar na Universidade, conhecendo brevemente a estrutura de cada um dos campi. O público ainda saberá como funciona a dinâmica de alimentação nos vários espaços da FURB, conhecerá diferenciais como a Biblioteca Universitária, oportunidade de Prática Desportiva, Intercâmbio Acadêmico, FURB Idiomas, laboratórios, entre outros detalhes da infraestrutura da Universidade.
Na ocasião, serão divulgadas as possibilidades de trabalho que os calouros terão a partir de agora enquanto pesquisadores, bolsistas e graduandos vinculados a uma Universidade. Parcerias e programas que oferecem descontos nas mensalidades, com destaque para o programa Universidade Gratuita do Governo de Santa Catarina, serão igualmente apresentados.
Matrículas seguem abertas
Mesmo após a recepção de calouros, ainda é possível ingressar na FURB no primeiro semestre de 2025. Nos cursos em que houver vagas remanescentes, as matrículas seguem abertas até 07 de março de 2025. O processo de inscrição é online, em ingressar.furb.br e, ao ser selecionado, o candidato deve agendar um horário para realizar a matrícula na Praça de Atendimento ao Estudante, no campus 1 da Universidade Regional de Blumenau.
Aulas iniciam nesta segunda-feira (17)
As aulas do regime parcelado iniciam na próxima segunda-feira (17) em todos os campi da FURB, seja para os calouros, seja para os veteranos. O novo semestre letivo iniciou ainda em janeiro com as aulas do regime concentrado e segue até o dia 18 de junho. As atividades de integração dos novos estudantes, programadas por veteranos, centros acadêmicos, atléticas e coordenações de curso, serão realizadas na própria FURB, a partir da mesma data, segunda-feira da próxima semana, quando do retorno integral às aulas de todos os cursos de graduação.