Rede Arte na Escola promove encontro nacional para discutir reverberações na educação

Rede Arte na Escola promove encontro nacional para discutir reverberações na educação

Foto: Divulgação

Esta semana, entre os dias 1º e 04 de agosto, a Rede Arte na Escola realizou a 29ª edição do Encontro Nacional da Rede Arte na Escola, com o objetivo de aproximar os sujeitos atuantes nos Polos do programa e, também, o público em geral, para uma série de palestras, debates e oficinas, realizadas de forma remota e transmitidos pelo canal do Instituto Arte na Escola no YouTube.

A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte/educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 32 polos conveniados, em 17 estados do país. A FURB é um dos polos da Rede desde 1993, quando a Universidade de Blumenau firmou convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco com o Instituto Arte na Escola de São Paulo, a fim de integrar a Rede Arte na Escola - RAE como um Polo.

Como Polo da Rede, a Universidade oferece ações de formação para professores do ensino básico, com o objetivo de fomentar a qualificação de processos educacionais em arte, com o propósito de ser agente de transformação e fonte de referência no ensino da arte. "A arte lida com uma dimensão importante do ser humano, que são as subjetividades, e olhar para a arte no contexto da educação é buscar compreender essas subjetividades com a intenção de, para além disso, assumir a arte como uma área de conhecimento" explica Tiago Pereira, coordenador geral do Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB.

Hoje, o Polo FURB conta com três projetos: Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas; Corpo Sonoro: Teatro e Música na Formação Continuada do Professor-Artista; Educação Estética e Mediação Cultural: com Professores de Educação Básica. As ações previstas nos três projetos canalizam a formação do professor de Educação Básica com envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, permeando as linguagens de Artes Visuais, Música, Teatro, Design e Arte e Tecnologia.

Em ações parceiras o programa atua principalmente com as Secretarias Municipais e de Cultura das cidades que participam dos projetos. Os resultados apontam para a consolidação da formação contínua de professores, que fundamenta e subsidia a prática profissional dos participantes de forma concreta e efetiva. Este processo contribui para a melhoria da qualidade do ensino da arte na escola, tendo a arte como potência na formação estética, artística e cultural, considerando as mudanças sociais que geram transformações no que tange o ensino e a aprendizagem, resultantes de um ensino de qualidade, onde a qualificação profissional e pessoal são imprescindíveis. 

Encontro Nacional de Rede Arte na Escola realiza sua 29º edição discutiu "Reverberações na arte e na educação" e "Mediação em rede na arte-educação", entre outros assuntos, e foi realizado nos dias 1º, 03 e 04 de agosto.

Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a autoexpressão e à criatividade.