Reunião científica aborda desigualdades na América Latina
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [19/08/2020] [14 h47]
A XIII Reunião Científica da ANPEd Sul inicia no dia 1º de setembro e discute “Políticas Educacionais e Desigualdades na América Latina: a necessária reinvenção das formas de resistência”, em mesa virtual temática aberta ao público. A reunião é realizada em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd.
A sessão de abertura está agendada para 14 horas e a mesa temática inicia às 15h, com a presença dos convidados, Doutora Fernanda Saforcada (UBA - Argentina); Dr. Sérgio Haddad (UCS) e Dra. Ione Ribeiro Valle (UFSC), a responsável pela mediação será a Dra. Isaura Mônica Zanardini (UNOESTE). A participação é gratuita e a abertura da Reunião, bem como a mesa temática serão transmitidos pelo Facebook e Youtube da ANPEd Nacional, com tradução simultânea em Libras.
O evento, que inicialmente aconteceria de forma 100% presencial, foi adaptado devido à pandemia da Covid-19. Com isso, em 2020, ocorrem encontros virtuais, quinzenalmente, entre os meses de setembro e novembro, e em 2021, entre os dias 22 e 24 de março, acontece o evento presencial na FURB, com apresentação de trabalhos, realização de fóruns e conferências.
“Toda a proposta do evento foi pensada e elaborada com muito carinho e responsabilidade conjuntamente com o Fórum Sul e a ANPEd Nacional. E diante da pandemia, optamos pela modalidade híbrida, para que já em 2020, de forma virtual, possamos continuar dialogando, de modo a fortalecer nossos laços acadêmicos e representatividade política”, destacou a professora Rita Buzzi Rausch, coordenadora geral da comissão local da Reunião Científica da ANPEd Sul 2020.
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.
Esta edição da Reunião Científica da ANPEd Sul conta com mais de 700 inscritos e as mesas abertas ao público devem mobilizar cerca de 1000 pessoas. Para mais informações sobre a programação e o evento, acesse www.furb.br/anpedsul.