Rouge, filme franco-belga reflete sobre a questão ambiental

Rouge, filme franco-belga reflete sobre a questão ambiental

Foto: Divulgação

O Cine Debate FURB, projeto de extensão que tem como objetivo pensar o mundo a partir da arte cinematográfica, apresenta o filme “Rouge”, um suspense franco-belga que narra os conflitos de uma jovem enfermeira em uma pequena cidade onde a economia e as relações sociais giram em torno de uma fábrica. A produção é de 2020 e traz para a tela o dilema economia versus saúde dos trabalhadores e preservação do meio ambiente.  O filme é baseado em eventos reais sobre o mundo do trabalho e a questão ambiental e é exibido em parceria com a Aliança Francesa.

A exibição de “Rouge” será no dia 28 de setembro, às 19 horas, no Espaço de Cinema e Vídeo localizado na Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB. A entrada é gratuita e a sessão é aberta à comunidade em geral.

Como convidado para o debate, após a sessão, o historiador ambiental e pesquisador do Desenvolvimento Regional no Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI/FURB), Martin Stabel Garrote.

O Cine Debate FURB tem como objetivo organizar exibições de filmes e debates sobre temas pertinentes e relevantes do mundo contemporâneo. O projeto conta com o apoio da Divisão de Cultura da FURB, do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) e da Aliança Francesa. O projeto é coordenado pelos professores Dominique Vieira Coelho dos Santos, do Departamento de História, e Anamaria Teles, do Departamento de Comunicação.

Os estudantes da FURB que participarem da sessão de cinema recebem 3 horas de AACC.