Segunda Graduação é opção para profissionais que desejam complementar conhecimentos ou fazer transição de carreira

Segunda Graduação é opção para profissionais que desejam complementar conhecimentos ou fazer transição de carreira

Foto: Carlos Henrique Koch

Profissionais já graduados que desejam complementar sua formação ou iniciar um processo de transição de carreira têm buscado na Universidade Regional de Blumenau (FURB) uma segunda Graduação. Entre esses estudantes, são comuns os casos de profissionais que buscam ampliar suas possibilidades de atuação através de formações complementares. 

Ana Paula Colombo é advogada, Mestre em Propriedade Intelectual e hoje estuda Engenharia Civil. A decisão de buscar uma segunda Graduação foi motivada pelo desejo de complementar sua formação e agregar novos saberes às atividades que já desempenha no ramo de patentes. “O meu objetivo é unir o conhecimento jurídico que eu já possuo com o conhecimento técnico que a Engenharia me proporciona para me tornar uma profissional mais completa e entender melhor as tecnologias que chegam até mim através do meu trabalho”, explica. 

A escolha pelo curso foi resultado de uma combinação entre as demandas profissionais e interesses pessoais. “A Engenharia Civil foi uma opção em razão da tradição que o curso tem, da ampla atuação que o curso proporciona e também uma opção pessoal. Já era um desejo meu fazer Engenharia antes de fazer Direito, mas eu tinha um pouco de medo por causa dos cálculos. Hoje, mais velha e mais madura, entendo que os cálculos são uma linguagem que a gente consegue aprender como qualquer outra”, relata. 

Ataísa Bauler Metzner trabalha há mais de 20 anos na área de Administração com ênfase em gestão de recursos humanos e agora busca no curso de Psicologia a realização de um antigo sonho. “A Psicologia sempre foi um sonho meu. Antes de fazer a primeira Graduação, ele estava ali como um desejo, mas a trajetória profissional foi para outro lado, eu suspendi esse sonho e, há três anos e meio, eu o retomei”. Depois de formada, a estudante pretende cursar uma especialização em uma das abordagens da Psicologia e iniciar um processo de transição de carreira. 

Louise Vezaro cursa Ciências Biológicas e optou por fazer duas Graduações ao mesmo tempo. A estudante ingressou na Licenciatura em 2018 e decidiu cursar também o Bacharelado para ampliar a gama de possibilidades de atuação depois de formada. Enquanto a Licenciatura é voltada à formação de professores, o Bacharelado forma biólogos e pesquisadores aptos a trabalhar com questões relacionadas à biodiversidade e à saúde. A estudante, que hoje trabalha como monitora no Laboratório de Microbiologia da universidade, já faz planos para o futuro. “Quero fazer mestrado. Meu coração está dividido entre o Desenvolvimento Regional e a Genética, mas também quero atuar como professora para o Ensino Médio porque acho muito importante ter essa vivência”, destaca.