Semana Acadêmica da Psicologia convida a discutir “Mulheridades”

Semana Acadêmica da Psicologia convida a discutir “Mulheridades”

Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 30 de setembro, os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizam a Semana Acadêmica do curso, com o tema “Mulheridades”. Segundo os organizadores do evento, “o tema diz respeito às várias formas que existem de ser, viver e sentir o universo feminino. Universo este, muitas vezes apagado da história e quando contado, através de outras vozes que não as femininas. Um dos objetivos de lançar este grande tema é o de homenagear todas as mulheres que já passaram pelo curso e abriram caminho para que nós, estudantes de Psicologia, possamos passar hoje. Falar de mulher é necessário, construtivo e urgente”, defendem os estudantes.

A programação inicia na segunda-feira, dia 26, às 8 horas da manhã, com a abertura oficial do evento seguida de um bate-papo mediado pela doutora em Psicologia e professora da PUC SP, Bader Burihan Sawaia. Na mesma data, às 20 h, ocorre a oficina de arteterapia Nise da Silveira, apresentada pela artista e arteterapeuta Clara Mendes.

Terça-feira (27), às 8h, acontece o Palavras Circulares – Comunicação Livre, que consiste na apresentação de trabalhos acadêmicos. Às 20h, será feita uma oficina de Tags em grafite, pela artista Mandinn.

Na quarta-feira, dia 28, às 8h, terá uma aula de yoga, ministrada pela instrutora e yogini, Paula Sofia. Às 10h, ocorre a oficina de psicodrama, feita pela especialista em psicodrama, Amanda Saraiva. Às 18h30, acontece a peça teatral “Aquelas que moram nela”, apresentada pela artista Natele Peter. Às 20h, ocorre novamente a oficina de psicodrama, da Amanda Saraiva.

Na quinta-feira, às 8h, terá a apresentação “Vivência sensibilizar-te”. Na sequência, às 9h50, acontece outra apresentação, desta vez, do grupo de teatro Enloucrescer. Às 10h, será feito um aulão de dança Femme style, com a professora de dança Bruna Hank e às 18h30, ocorre o Sarau Psicologia.

Fechando o evento, na sexta-feira, dia 30, às 8h, ocorre a apresentação “Vivência o ser mulher”, ministrada pelas psicólogas Ana Hofmann e Joseane Monteiro. Às 20h, acontece o encerramento coletivo da Semana Acadêmica.

Além dessas apresentações, a Semana Acadêmica de Psicologia também conta com círculos de cultura.

Dia 26, às 20h será sobre “Mulheridades: potencializando nossas vozes”, apresentada pelas psicólogas Alessandra Solpelsa e Kamyla Luqueti Lopes e pela advogada e professora Lenice Kelner.

Dia 27, às 10h, as psicólogas Vanessa Beck e Daniel Cristofoletti, conduzem o papo “Não é sobre morrer, mas como viver até la.”

Mais tarde, às 20h, o tema será “Infância: um mundo a explorar”, mediado pelas psicólogas Adriana Ximenes e Analise Knopf, e pela terapeuta Juliana Lanser.

No dia 28, às 10h o diálogo será sobre “Psicologia e Transgeneridades: a arte de transgredir”, com as psicólogas Franchesca Aurora e Juliana Berezoschi, e a artista Joanna Leoni.

Às 20h, o debate é de “Psicologia e arte: diálogos urgentes”, apresentado pelas terapeutas Clara Mendes e Maristela Souza, e pela doutora em Psicologia, Tatiana Minchoni.

Dia 29, às 10h, as psicólogas Naiara Matos e Marcia Purin, falam sobre “A Psicologia e os temas mal-ditos: existe psicologia fora dos direitos humanos?”

Já às 20h, o assunto é “Clínica para além das paredes quadradas”, ministrado pela mestra em psicologia social Naiara Roberta de Matos, pela professora Helga Arroyo Araya, da Universidade de Costa Rica, e pelos psicólogos Bruno Henrique Muller e Jordy Laschewitz.

No último dia do evento, às 18h30, a pesquisadora de Povos Indígenas, Maria Elis Nunc-Nfoonro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a psicóloga Bruna Pereira, dissertam sobre “Mulheres da terra”.

Inscrições e mais informações no perfil do Centro Acadêmico de Psicologia da FURB no Instagram.

Todas as atividades serão feitas no campus 1 da Universidade de Blumenau.