Semana Acadêmica de História traz pesquisadores de renome nacional à FURB

Semana Acadêmica de História traz pesquisadores de renome nacional à FURB

Foto: Lucas Adriano

Com a temática “História do Tempo Presente: Temporalidades em Disputa”, teve início na última terça-feira (13) a 30ª Semana Acadêmica do curso de História da FURB. Ao longo de quatro dias de atividades, serão oficinas, palestras, rodas de conversa, simpósios temáticos com trabalhos dos próprios estudantes, apresentações culturais, exposição de livros e de fotografias ao público que comparece ao evento.

A programação teve início no auditório do bloco J do campus 1 com uma apresentação de slamm, coffee break, apresentação de livros e mostra fotográfica. Em seguida, o pesquisador Lisandro Rodrigues de Almeida Braga, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), trouxe uma apresentação sobre contestação social e repressão estatal na contemporaneidade.

Na segunda noite de Semana Acadêmica, a programação conta com uma mesa redonda sobre ensino de História e suas articulações com as demandas do presente. Na quinta-feira (15), haverá uma mesa redonda sobre histórias em quadrinhos. Ambas as atividades ocorrem no Auditório da Biblioteca do campus 1.

Na noite de encerramento, na sexta-feira (16), o convidado é o pesquisador Rogério Rosa Rodrigues, diretor estadual da Associação Nacional de Professores Universitários de História seção Santa Catarina (ANPUH-SC). O tema do encontro será justamente a História do Tempo Presente e História Pública, que norteia a Semana Acadêmica.

“A gente sempre exalta o movimento dos estudantes de realizarem a semana acadêmica, porque eles são os protagonistas da escolha dos temas. É o momento que eles têm para isso. Então, hoje as nossas semanas acadêmicas podem ser consideradas seminários, congressos, pelo nível de debate que é gerado pelos palestrantes que vêm, então são oportunidades e eu sempre exalto muito também os estudantes que organizam a semana acadêmica, porque eles demandam um tempo de estudo que eles teriam para criar toda uma logística, convites. Então sempre falo aos estudantes, aproveitem essa semana que foi pensada com tanto carinho como uma complementação da formação que a FURB dá, mas onde eles mesmos escolheram os temas para complementar sua formação. Então, eu sempre fico muito feliz e sempre é um grande prazer participar”, afirma Marcia Sardá Espindola, Reitora da FURB.

Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi a noite de abertura da Semana Acadêmica de História: