Simpósio internacional informa sobre conviver com Parkinson

Simpósio internacional informa sobre conviver com Parkinson

Foto: CMC

Com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e organizado com a participação  da egressa do curso de Educação Física, presidente da Associação Viva Parkinson, Margit Mafra, ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, o I Simpósio Online da Doença de Parkinson: Convivendo com o Parkinson. O evento será online e totalmente gratuito.
 
O simpósio reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir o assunto, assim como depoimentos de pacientes, com intenção de informar a sociedade sobre a doença neurodegenerativa, promover a troca de experiências sobre como enfrentar os desafios diários, discutir estratégias de prevenção e tratamento e terapias alternativas.
 
Enfrentamento à doença em Blumenau
 
Na cidade de Blumenau há, vinculado à Universidade Regional de Blumenau e ao Programa Superação Parkinson, um grupo de apoio à doença que desenvolve séries de exercícios físicos específicos para pessoas com Parkinson. Além disso, há a Associação Viva Parkinson, cujo objetivo é ampliar os atendimentos e oferecer recursos para os envolvidos com a doença.
 
Margit Mafra, formada em Educação Física pela FURB, coordenadora do Programa Superação Parkinson e presidente da Associação Viva Parkinson, além de uma das pessoas responsáveis pela organização do evento,  também é palestrante. “É preciso entender sobre o Parkinson para poder conviver bem com ele”, explica Margit. Em sua palestra, que acontecerá no dia 14, Margit falará sobre a prática de exercícios físicos para pessoas com Parkinson, e como a atividade física ajuda a controlar a progressão da doença e melhora a qualidade de vida, e suas experiências na área. “Quando várias pessoas estão unidas no mesmo propósito, a esperança se multiplica, desafios são superados, a jornada fica mais leve e a vida mais feliz”, afirma Margit.
 
Convivendo com o Parkinson
 
Com a mensagem “dá pra sorrir, viver bem e ser feliz com o Parkinson. Só depende de você”, o I Simpósio Online da Doença de Parkinson promoverá palestras e conteúdos sobre a doença com explicação simples e acessível para os pacientes, familiares e cuidadores.
De acordo com a médica neurologista e idealizadora do simpósio, Mariana Moscovich, a maior parte dos conteúdos e informações disponíveis sobre a doença são voltados aos profissionais da saúde. “Muitos familiares, cuidadores e pacientes me procuram diariamente nas redes sociais para sanar dúvidas. Foi aí que surgiu a ideia de realizar este evento. Resolvi então chamar meus colegas especialistas em distúrbios do movimento, nacionais e internacionais, para trazer informações diretamente aos pacientes”, explica Moscovich.
Além de trazer informações e discutir a doença, o evento pretende estreitar a conexão entre os pacientes e seus familiares com os profissionais da saúde e especialistas, construindo um novo olhar sobre a doença.
 
As inscrições para o I Simpósio Online da Doença de Parkinson podem ser realizadas através do site do evento de forma gratuita, e a programação com todos os palestrantes nacionais e internacionais pode ser encontrada no Facebook e Instagram do simpósio, @convivendocomoparkinson.
 
As palestras serão traduzidas e permanecerão durante sete dias na plataforma para que os inscritos possam acessar todos os conteúdos.