Solstício é o nome da coleção que estudantes de Moda apresentam em fashion show, dia 17

Solstício é o nome da coleção que estudantes de Moda apresentam em fashion show, dia 17

Foto: FURB TV

A criatividade será colocada a prova na noite do dia 17 de junho, um sábado. Nesta data, acontece o tradicional desfile realizado pelos estudantes da 7ª fase do curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau. O desfile acontece a partir das 19h, na Balbúrdia Cervejeira, estabelecimento parceiro do evento, e pela primeira vez contará com uma coleção masculina também.

Ao todo, cada um dos cinco estudantes participantes elaborou roupas com diversas cores, texturas e modelagens, usando as mais diferentes técnicas. No total, 15 looks foram selecionados. O tema desta edição é “Solstício” e a proposta é de proporcionar uma experiência com moda, música e arte.

“Desde que eu entrei na faculdade eu sempre foquei mais na área masculina. É bastante importante que a gente inclua essa parte também e eu fico feliz de poder contribuir com as peças que eu desenhei, é bastante gratificante”, afirma Kaio Fávero, estudante do curso que preparou algumas das peças masculinas inéditas que participarão do desfile.

Para o desenvolvimento da coleção, os estudantes pesquisaram tendências junto a diferentes estilistas, marcas e conceitos. Buscando harmonia, diferenciação, versatilidade e originalidade, o grupo se empenhou para encontrar cores, modelagens e tecidos adequados a diferentes públicos.

Mais sobre a coleção

O foco da apresentação deste ano, segundo a proposta apresentada no briefing da coleção de moda, é o público de 23 a 30 anos de idade da classe socioeconômica B, masculino e feminino.

Os tecidos escolhidos partem de acetinados, voláteis e até de alfaiataria. Da mesma forma, as peças contarão com elementos como transparência, assimetria e recortes, alinhados com o interesse do público estudado. A partir desta definição, foi trabalhada a lapidação desses projetos, estudando seus comportamentos e padrões de consumo.

Mesmo que as peças desenvolvidas não sejam comercializadas, a expectativa dos estudantes que realizaram os trabalhos para o desfile é muito grande. O ensaio com roupas da estação do verão acontece em pleno inverno, o que acaba também desafiando os manequins.

“Estou bem ansiosa, é o primeiro desfile que a gente vai fazer. Semestre passado fizemos um Fashion Film, então vai ser o nosso primeiro desfile e a gente está com uma expectativa alta e uma empolgação que não tem fim. (...) Eu trabalhei muito com a transparência também, escolhemos tecidos que mostrem essa dualidade. Tentei trazer tecidos mais leves também por ser uma coleção de verão, brinquei também com a questão das roupas com um lado mais comprido, por um lado fazer uma cauda, algo neste sentido”, disse a estudante Maria Eduarda de Castilhos.

O evento

Além da apresentação da Coleção Verão 2023/2024, o desfile conta com stand de tatuagens e apresentações musicais. A expectativa da organização é demonstrar a amplitude dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo da graduação, colocando-os em prática para o público.

“A expectativa sempre é enorme em todos os eventos, mas este em particularidade tem uma diferença, porque normalmente os estudantes escolhem trabalhar somente com o feminino e esta turma optou por trabalhar misto, tanto masculino como feminino, o que é uma novidade. Inclusive, esta turma tem na essência uma aplicação gigantesca e isso me deixa muito feliz”, comemora o professor Adilson da Silva, que leciona as disciplinas de Planejamento e Desenvolvimento de Coleção II e Sistema de Implementação para a Indústria do Vestuário aos estudantes da 7ª fase. fashion show

Além da criação dos produtos primando pela beleza singular, o curso também direciona os alunos para o empreendedorismo, promovendo a inovação, conscientização ambiental e trazendo as melhores práticas e exemplos do mercado da moda na sociedade.

Saiba mais sobre o solstício

Conhecido como um evento astronômico em que um dos polos da terra se encontra no seu ponto máximo de inclinação em direção ao sol, ele marca o início da estação mais quente ou mais fria do ano, verão ou inverno. A coleção foi representada por sua dualidade nos visuais ajustados, modelagem, cores quentes ou frias, tecidos leves ou encorpados, assim como o uso de aviamentos em dourado, que remetem ao sol.

Saiba mais na reportagem da FURB TV.