Termina no dia 6 prazo para entrega de documentos UNIEDU
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [03/04/2020] [17 h03]
Foto: CMC
Termina segunda-feira, dia 6 de abril, o prazo para estudantes interessados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) enviarem seus documentos para a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). O processo é on-line para os alunos que não haviam feito a entrega antes do isolamento devido à pandemia do coronavírus. O Governo do Estado de Santa Catarina ainda não divulgou o calendário de liberação das bolsas.
O envio dos documentos deve ser feito para o e-mail uniedu@furb.br. No campo “assunto”, o aluno deve colocar o nome completo e o CPF. O material deve ser encaminhado em formato legível e preferencialmente em PDF. A CAE reforça que, se possível, agrupar em arquivo único. Há diversos sites que convertem arquivos de imagens em PDF como o https://smallpdf.com/pt/jpg-para-pdf e que juntam os arquivos em um único só.
No e-mail devem constar as seguintes informações, detalhados no edital disponível em www.furb.br/uniedu:
1. Cadastro do UNIEDU
2. Formulário complementar da CAE
3. Documentos de identidade de todos integrantes do grupo familiar
4. Imposto de Renda 2019 (ou 2020, se já tiver declarado) para maiores de 18 anos
5. Comprovantes de renda de todos integrantes do grupo familiar
6. Desemprego: apenas para os integrantes maiores de 18 anos que tinham emprego, mas
que estão desempregados no momento
7. Despesa familiar com transporte coletivo
8. Despesa familiar com habitação
9. Despesa com educação para outro integrante do grupo familiar
10. Despesa familiar com tratamento de doença crônica
11. Deficiência ou invalidez permanente do estudante
12. Comprovante de residência em Santa Catarina há pelo menos dois anos
13.Documento comprovanete de recebimento de bolsa 100% pelo estudante no ensino médio.
Quem não conseguir juntar todos os documentos até a data limite, fica de fora da seleção neste semestre. A CAE esclarece que o edital do UNIEDU está publicado desde o início de março.
Após a entrega dos documentos on-line a equipe da CAE fará a análise até 15 de abril. Os alunos podem acompanhar, em tempo real, no site www.furb.br/asec, a situação de documentos, tão logo a equipe consiga analisar os mesmos. Ou seja, quem entregou antes terá sua situação analisada mais brevemente. Caso seja necessária alguma correção, o próprio sistema informa aos alunos o que deve ser modificado.
No dia 15 de abril a CAE publicará uma listagem geral com a situação dos cadastros, divididos em: completos, quando tudo está correto; problemas nos dados do Uniedu; problemas na documentação; e problemas nos dados do UNIEDU e na documentação. Essas pendências precisam ser corrigidas e encaminhadas pelo e-mail uniedu@furb.br até às 23h59 do dia 17 de abril.
A CAE fará a segunda análise – das correções necessárias – até o dia 24 de abril. Apenas os estudantes que seguirem corretamente as orientações serão aprovados.
As bolsas para as quais os alunos concorrem por meio do edital são:
▪ Bolsas de Estudo e Pesquisa Artigo 170 (Art. 170)
▪ Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão Artigo 171 (FUMDES);
▪ Bolsas do Programa para o Desenvolvimento do Ensino Superior (PROESDE, Desenvolvimento Regional e Licenciatura).
Dúvidas sobre o processo estão sendo esclarecidas, exclusivamente, pelo WhatsApp da CAE: (47) 3321-0307. O edital com as alterações está em CAE reforça ainda que os alunos interessados devam ler o edital, com as alterações pode ser lido no documento: http://www.furb.br/web/upl/editais/202003302046380.Edital%20UNIEDU.pdf
Quem já entregou a documentação presencialmente, deve acompanhar a situação dos documentos no sistema www.furb.br/asec e seguir as orientações de envio por e-mail do que ainda precisa ser providenciado.
Na sexta-feira, 3 de abril, o secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, esteve em tratativas com o governador Carlos Moisés para manter o calendário do Programa UNIEDU em 2020. No dia anterior havia circulado nota sobre a suspensão do calendário de execução mas o Governo decidiu que dará continuidade às ações de seleção e concessão de bolsas a partir do mês de maio.