Trabalho da FURB conquista primeiro lugar em congresso latino-americano

Trabalho da FURB conquista primeiro lugar em congresso latino-americano

Foto: Divulgação

 

Equipe formada pelo professor da FURB, Ricardo Hoccheim Neto, por Jonathan Maffezzolli, Moira Pedroso Leão e Leonel Oliveira foi premiada em 1º lugar no Expo IN 2022, com a apresentação do trabalho "Uso de fração celular estromal para reconstrução óssea e cerâmicas". O evento foi realizado do dia 15 ao dia 17 de setembro, no Palácio das Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo e faz parte do "Latin American Osseointegration Congress", maior congresso de implantodontia da América Latina e um dos maiores congressos de implantodontia do mundo.

O trabalho vencedor, apresentado em forma de painel, concorreu com mais de 200 painéis científicos, quatro deles apresentados por estudantes da especialização em implantodontia da FURB, de um total de 10 painéis que a Universidade de Blumenau levou ao evento.

A proposta vencedora apresenta um caso clínico de reconstrução óssea com o uso de fração celular estromal (células-tronco) e "Fibrina Leucoplaquetária Autóloga" obtida através da centrifugação do sangue do paciente, agregado a osso liofilizado bovino, para instalação de implantes e reabilitação com dentes de cerâmica. “Este trabalho trata do que existe de mais atual na odontologia regenerativa para reconstrução de estruturas óssea e gengival perdidas, necessárias para a estética na instalação de implantes odontológicos” afirma Ricardo.

Coordenador do curso de especialização em implantodontia da FURB, Ricardo Hoccheim Neto também falou sobre a importância desse primeiro lugar: "a produção científica em uma universidade é importantíssima, além de apresentar a especialização em implantodontia para mais pessoas e de agregar valor ao curriculum Lattes, tanto do professor quanto dos outros participantes", comenta Ricardo. A premiação ocorreu no último sábado, 17 de setembro.