Universidade aberta aborda Violências Étnico-Raciais

Universidade aberta aborda Violências Étnico-Raciais

Foto: Divulgação

O próximo Universidade Aberta vai acontecer no dia 8 de outubro às 18h30min no Auditório da Biblioteca Universitária, no Campus 1. O evento é aberto para todo a comunidade e é gratuito. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/2Q520p6 e valem horas AACC para acadêmicos. Servidores da universidade podem se inscrever pelo site www.furb.br/formacao.
 
O tema para discussão é as violências étnico-raciais e religiosas em que os convidados vão analisar a intolerância religiosa e o racismo. A base para essa análise vão ser registros envolvendo terreiros templos, lugares sagrados, de estudo e meditação. Também observando os adeptos das religiões com matriz africana, indígena, semita, oriental e outras.
 
Essa edição do Universidade Aberta vai apresentar o racismo institucional e social como silenciador da violência religiosa, com observação dos comportamentos em áreas, como segurança, educação, jurídico e sociedade civil. Os especialistas também vão abordar o preconceito uma um lugar de desvalorização e não aceitação da identidade e dos direitos dos outros.
 
O Prof. Dr. José Endoença Martins vai mediar o debate que conta com mais três convidados. Jeruse Maria Romão é mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e tem como áreas de interesse o teatro experimental do negro, políticas educacionais e ensino profissional.
 
Josué de Sousa é formado em Ciências Sociais pela FURB e atua como gestor da Escola de Educação Básica Victor Hering e Escola de Ensino Médio Elza Pacheco. Na universidade ele integra o Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade (NERI), Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD) e Gerupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento (ECOSOL).
 
Outro debatedor é Marco Antônio André, presidente da Comissão Estadual da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC). Ele é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da FURB.
 
Marcos Rodrigues da Silva é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua em Grupos de Pesquisa, como o GPEAD, e possui experiência em formação de professores na área da História da África e Africanidades. Suas áreas de maior atuação são diversidade cultural, aspectos sociais, história dos negros na América Latina e no Brasil.
 
Universidade Aberta - Violências Étnico-Raciais e Religiosas
Quando:
8 de outubro (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório Biblioteca Universitária – Campus 1
Inscrições: Para a comunidade através do link https://bit.ly/2Q520p6, para servidores da FURB em www.furb.br/formacao   
Informações: PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura | propex@furb.br | 47-3321-0416