Universidade discute inclusão social e pandemia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [17/08/2020] [10 h18]
“Serviço Social na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência” é o tema da Semana Articulada do Serviço Social, que a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza de 17 a 21 de agosto. As atividades programadas para a semana acontecerão das 19h às 22h, na plataforma Microsoft Temas e são abertas à comunidade.
A iniciativa é do projeto Recomeços, vinculado à disciplina Articulação III, do curso de Serviço Social da FURB. A Semana Articulada pretende trazer um debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e a luta e trabalho do assistente social na defesa dos direitos dessas pessoas.
Cleide Gessele, diretora do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) da FURB e professora do curso de Serviço Social está na coordenação da Semana Articulada. Ela explica que o tema sobre os direitos das pessoas com deficiência foi escolhido pois é muito trabalhado no curso, “é uma temática transversal e os estudantes têm muito interesse, além de ser uma área de atuação do assistente social”, comenta Cleide.
Foram enviados convites para profissionais da assistência social de diferentes cidades, procurando ampliar o debate durante o evento. A roda de conversa do dia 18, pretende abordar ainda a questão da garantia dos direitos das pessoas com deficiência no contexto da pandemia da COVID-19, trazendo a assistente social da Prefeitura Municipal de Blumenau e Conselheira Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Daiane Mantoanelli.
O projeto Recomeços, diante do contexto da pandemia do coronavírus, pretende trabalhar e promover debates e reflexões para entender a complexidade do momento que a sociedade está vivendo e pensar nesse novo recomeço, explica a professora Cleide. Serão promovidas ações, rodas de conversas, seminários e lives durante todo o segundo semestre de 2020 na Universidade.
Todos os alunos e professores podem participar da Semana Articulada, assim como a comunidade em geral, que também está convidada a assistir a toda a programação, disponível nas redes sociais do curso de Serviço Social da FURB (@servicosocial_furb).
Para participar das rodas de conversas e demais atividades programadas é necessário
acessar o link na data e horário da atividade de interesse.