Universidade intensifica ações de inclusão e combate ao preconceito

Universidade intensifica ações de inclusão e combate ao preconceito

Foto: CCM

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) designou uma comissão especial para organizar grupos de trabalho para a elaboração da sua Política de Diversidade e Inclusão. Integram a comissão as assistentes sociais Andreia Martini Pilatti e Lucymara Valentini Borges, e as professoras Halina Macedo Leal e Josiele Bené Lahorgue. A portaria que designou a comissão foi assinada na quinta-feira, 17 de novembro, e fixa prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. A elaboração de uma política que contemple a diversidade e a inclusão no âmbito da Universidade reforça as ações da FURB no combate a todos os tipos de preconceito. 

“A expectativa é que FURB se transforme a cada dia num espaço mais plural e diverso, compreendendo que as pessoas são singularidades, que possuem origens, vivências e experiências distintas, que se colocam no mundo de formas diferentes, porém formamos juntos um grande coletivo. E viver em sociedade exige olhar para o outro a partir do lugar que cada um ocupa, para isso é preciso estar aberto para novos olhares, desconstruir preconceitos, esse será nosso grande objetivo”, defende Lucymara.

A professora Halina Leal é a coordenadora na FURB da Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, pela qual diversas ações têm sido realizadas a fim de combater o racismo na Universidade e na sociedade. Realizadas entre setembro e novembro, uma das ações da Cátedra foi a formação institucional sobre diversidade étnico racial que envolveu técnicos administrativos e professores da FURB, discutindo temas como os conceitos de raça e racismo, o racismo estrutural e institucional e a discriminação racial. Ministrada pelas professoras Halina e Josiele, a formação também sugeriu aos participantes pensar em práticas antirracistas para o ambiente de trabalho. “Sentimos que a formação foi um momento muito especial, em que as pessoas encontraram um ambiente seguro para expressar suas angústias. A avaliação é bastante positiva e deixou a certeza de que é necessário que formações assim sejam feitas de forma continuada”, afirma Halina.

Negra Blumenau

Também por intermédio da Cátedra e para marcar o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a FURB recebe a exposição Negra Blumenau, das jornalistas Magali Moser e Rafaela Martins. As fotos expostas até 09 de dezembro, na Biblioteca Universitária, no campus 1, integram uma série de reportagens publicada no Jornal de Santa Catarina entre os dias 20 e 22 novembro de 2007, e expressam a participação da população negra na construção da cidade.

Já nos dias 21 e 22, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) realiza o seminário "Ética Socioambiental, Povos Tradicionais e Desenvolvimento: reflexões sobre raça, gêneros e relações com não humanos". O evento faz parte do projeto de pesquisa "Povos tradicionais em Santa Catarina. Território, conflitos ambientais e ética socioambiental". Como parte da programação, uma roda de conversa com cipozeiros e quilombolas, na terça-feira, dia 22, às 15h30, no bloco S, sala 101, campus 1 da FURB. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

A reportagem é da FURB TV.