Vivências e atuação profissional estão em foco no II Seminário Paradesportivo de Blumenau
Por Jornalismo [15/09/2023] [17 h47]
A segunda edição do Seminário Paradesportivo de Blumenau acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no ginásio de esportes da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O evento conta com palestras de profissionais do paradesporto, que vão falar sobre as vivências diárias e os campos de atuação profissional.
O Seminário é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e a FURB.
“A Seidep tem o papel de consolidar uma política pública de inclusão das pessoas com deficiência e desenvolvimento do paradesporto, e a FURB na execução de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, auxilia na consolidação desse processo da política pública”, comenta um dos palestrantes do seminário e professor do Programa de Pós-graduação em saúde coletiva da FURB, Carlos Roberto de Oliveira Nunes.
Entre os temas das palestras estão Educação Paralímpica e suas possibilidades, Transtorno do Espectro Autista - TEA, Metodologia do Paradesporto em Blumenau e Cão-Guia Tecnologia-Assistiva.
“O seminário do Paradesporto não é só para a área esportiva, mas sim para trazer para a comunidade um olhar a respeito da pessoa com deficiência, que ela pode utilizar os demais espaços da sociedade e os profissionais precisam estar preparados para atender esse público”, explica a diretora da Seidep e uma das palestrantes, Karla Costa de Liz.
Na terça-feira, dia 19, as atividades acontecem das 8h às 12h, e das 18h30 às 21h45. Já no dia 20, as palestras ocorrem das 8h às 11h30 e das 18h30 às 21h40.
O evento é aberto ao público em geral, mas com foco aos profissionais, professores e acadêmicos da área da saúde e da educação. A programação completa está disponível no site Educação Paralímpica.