DOUTORADO

DOUTORADO

Processo seletivo

O processo seletivo é anual e ocorre entre os meses de setembro e novembro de cada ano para ingresso no início do ano seguinte, em março. As normas, as exigências para o ingresso e o cronograma, estão descritos em Edital próprio, definido anualmente.

Etapas

  • Inscrição com envio de documentos originais digitalizados, conforme Edital
  • Envio da documentação comprobatória das produções, conforme Edital
  • Recebimento da inscrição e conferência da documentação
  • Análise documental, do currículo e projeto de pesquisa
  • Entrevista e arguição do projeto de tese com os candidatos selecionados
  • Matrícula

Investimento

  • Para aluno não bolsista: 48 parcelas mensais de 30,5 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
  • Curso sem taxa de inscrição.

Seleção

  • Nenhum processo com inscrições abertas.

Prêmio Capes de Tese

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Duração: 4 a 4,5 anos
Carga horária: 750 h/a
Vagas: 15
Frequência: semanal, quintas e sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 1

Suficiência em língua estrangeira: comprovante de proficiência em uma Língua Estrangeira realizada nos últimos cinco anos contados a partir da data da defesa da dissertação ou do exame de proficiência de: inglês, alemão, francês, italiano ou espanhol. Serão aceitas provas de proficiência realizadas em Universidades ou provas como: da Universidade de Cambridge - (Advanced e Proficiency), IELTS ou TOEFL, com nível mínimo B2). 

PROGRAMA DE BOLSAS

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

Bolsa de demanda social Capes

Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes com isenção da mensalidade e mais R$ 2.100,00 por mês para manutenção de aluno do Mestrado e R$ 3.100,00 por mês para manutenção de aluno do Doutorado, com dedicação integral ao curso.

» Portaria Capes nº 76/2010

Seleção

ALUNO ESPECIAL

ALUNO ESPECIAL

Aluno especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.

  • O candidato poderá escolher até 2 disciplinas optativas dentre as ofertadas.
  • O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga.

Investimento

  • R$ 1.710,96   - para disciplina de 60 h/a: 4 parcelas de R$ 427,74.
  • R$ 855,48    - para disciplina de 30 h/a: 4 parcelas de R$ 213,87.
  • R$ 427,74  - para disciplina de 15 h/a: 4 parcelas de R$ 106,93.

Seleção

  • Período: 12 a 05/03/2025.

  • A ficha de inscrição pode ser enviada antecipadamente por e-mail para ppge@furb.br. Quem for externo e não tiver cadastro na FURB, enviar também cópia do RG e Diploma da Graduação.  O aceite ao contrato será efetivado virtualmente através do aplicativo.

    » Ficha de inscrição
    » Cronograma de disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Núcleo básico

Epistemologia da Educação – 60h/a – 4 créditos

Conceituação de Filosofia, Epistemologia e Educação. Tendências epistemológicas na educação. Epistemologia e teoria da educação: tensões e desafios; racionalidades epistemológicas sobre a formação de professores e sua práxis. Epistemologia da pesquisa em educação.

Políticas Educacionais – 60h/a – 4 créditos

Políticas Educacionais: conceituação e metodologias de análise. Plano Nacional de Educação. Políticas educacionais para formação de professores, currículo, avaliação e internacionalização.

Questões socioculturais em práticas de linguagem na Educação – 60h/a – 4 créditos

Autoria e responsividade em práticas de linguagem. Discursos de pesquisa em Educação: posicionamentos autorais e questões axiológicas.

Núcleo investigativo

Seminário de Tese I - 30h/a – 2 créditos

Projeto de tese: apresentação e discussão. Levantamento da produção científica na área. Aprofundamento de questões teóricas e conceituais da pesquisa em educação a partir das temáticas de pesquisa dos doutorandos.

Seminário de Tese II - 30h/a – 2 créditos

Projeto de tese. A problemática teórico-metodológica da pesquisa em Educação. Princípios da pesquisa etnográfica. Estudos de caso. Pesquisa ação e participante. Planejamento e geração de dados. Avaliação da pesquisa.

Seminário de Tese III - 30h/a – 2 créditos 

Processo de coleta ou geração de dados empíricos ou bibliográficos. Questões específicas das pesquisas em andamento. Leitura e escrita na esfera acadêmica: questões de autoria.

Seminário de Tese IV - 30h/a – 2 créditos

Procedimentos de análise e interpretação de dados. Leitura e escrita na esfera acadêmica: socialização e discussão das pesquisas em andamento, bem como de outros textos científicos com vistas à publicação.

Oficina do Pensamento I, II, III, IV - 30h/a – 2 créditos (cada)

Escrita de pesquisa para publicação e divulgação científica. Estratégias de discursivização da escrita de pesquisa: relações com orientações, normas e fator de impacto na área de conhecimento. Posicionamentos autorais na escrita de pesquisa: relações com o ser pesquisador em contextos científicos no Ensino Superior.

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINAS ELETIVAS

Núcleo específico

Advanced Scientific Reading and Writing in English - 60h/a – 4 créditos

Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero artigo científico. Produção de artigos científicos em inglês.

Arte e Estética na Educação: perspectiva dialógica - 30h/a – 2 créditos

Noções Básicas de Arte e de Estética. Arte na Educação. Educação Estética.

Comunicação e Educação: interfaces e processos - 30h/a – 2 créditos

Contextualização histórica e processos de comunicação das frentes de mídia. Interfaces da comunicação e a educação. As tecnologias acessíveis no contexto da educação. A mediação transmídia no ensino e aprendizagem.

Deficiência, Educação e Sociedade - 30h/a – 2 créditos

O modelo social da deficiência.Estudos da deficiência (Disability studies). Interseccionalidade e deficiência. Acessibilidade, inclusão e justiça social em contextos educacionais. Educação inclusiva e estudos da deficiência.

Docência no Ensino Superior - 30h/a - 2 créditos

Universidade no contexto histórico e desafios atuais. Organização curricular: do modelo disciplinar ao currículo integrado.  O trabalho docente no Ensino Superior. Organização da ação didática. Plano de Ensino-Aprendizagem: objetivos, metodologias; estratégias, avaliação. Avaliação: concepções, instrumentos e critérios.

Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos - 30h/a – 2 créditos

A construção social da diferença. Estudos sobre norma, desvio e normalidade. Educação, diversidades e alteridade. A produção do conhecimento sobre educação inclusiva. Formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas. Educação, inclusão e direitos humanos.

Ensino e Aprendizagem: perspectivas teóricas e metodológicas - 60h/a – 4 créditos

Epistemologias dos processos de ensinar e aprender: implicações para a educação. A escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano. Aprender e ensinar na sociedade do conhecimento.

Escrita Científica – 45h/a – 3 créditos

Práticas de escrita científica na pós-graduação: resumo e artigo científico. Situação de produção: o autor, a autoria, o leitor e as normas. Organização discursiva, textual e linguística das práticas de escrita científica.

Estudos Avançados dos Letramentos I - 30h/a - 2 créditos

Práticas de letramento em contextos escolares e acadêmicos. Procedimentos metodológicos em pesquisas sobre os letramentos. Letramentos profissionais: conflitos e contribuições.

Estudos dos Letramentos - 60h/a – 4 créditos

Caracterização da perspectiva sociocultural e etnográfica dos letramentos. Estudo e discussão dos usos e funções sociais da escrita, suas implicações teórico-metodológicas para a educação e para a formação de professores. 

História, Educação e Relações Étnico-Raciais - 30h/a – 2 créditos

Teorias e conceitos para a educação das Relações étnico-raciais. A questão racial no Brasil e na América Latina e as teorias raciais. Educação e antirracismo. História e protagonismo dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Políticas e ações afirmativas para as relações étnico-raciais.

Historiografia e História da Educação - 30h/a – 2 créditos

A produção da História da Educação no Brasil. Conceitos da História da Educação. As distintas abordagens e as novas perspectivas historiográficas na História da Educação.

Leituras Seminais Foucault - 30h/a – 2 créditos

Breve introdução ao pensamento de Foucault. Análise e discussão dos principais conceitos do autor, como Arquivo, Discurso, o a priori histórico, sujeito, descontinuidade, dispositivo, governamento, tecnologias de poder, técnicas de si.

Neurociência na Educação - 60h/a – 4 créditos

Histórico dos estudos sobre o cérebro humano. Bases neurobiológicas dos processos de aprendizagem. Linguagem no cérebro. Pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro. Práticas Baseadas em Evidências na Educação. Ciência da Mente, Cérebro e Educação.

Paulo Freire e a Pedagogia Crítica - 30h/a – 2 créditos

Contextualização histórico-filosófica e contemporânea do pensamento de Paulo Freire. Conceitos, concepção político-pedagógica e contribuições de Paulo Freire para a educação. Freire e a Educação Popular, o Multi-Interculturalismo, a Conscientização e a Formação dos Professores como agentes de transformação social. Críticas a perspectiva Freireana. Freire e outros pensadores e suas influências na pesquisa e nas tendências educacionais. A pedagogia crítica e a aplicação prática no contexto da educação atual.

Políticas Curriculares - 30h/a - 2 créditos

Políticas Públicas:  conceitos e polissemias. Política Educacional: trajetórias histórico-culturais. Políticas de Currículo: definições e pressupostos. Metodologias de análise em políticas curriculares. Documentos curriculares: Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares, BNCC e Currículos dos Territórios.

Políticas da Subjetividade e Desafios Contemporâneos para a Educação - 30h/a – 2 créditos

Contextualização histórica, política e crítica sobre a subjetividade. Processos de subjetivação no contexto da educação. Os desafios sociais das políticas de subjetividade no contexto contemporâneo a partir da educação.

Políticas Educacionais da Diferença- 30h/a – 2 créditos

Histórico da presença das diferenças nas políticas públicas da Educação brasileira. Movimentos sociais e políticas educacionais. Políticas de ação afirmativa. Políticas educacionais de inclusão.

Scientific Reading and Writing in English - 60h/a – 4 créditos

Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero resumo (abstract). Produção de abstracts em inglês.

Tópicos Contemporâneos: Políticas de Avaliação - 30h/a – 2 créditos

História da avaliação educacional. Epistemologia da avaliação educacional. Modelos de avaliação de programas e da aprendizagem. Políticas Públicas de Avaliação no Brasil (SAEB, ENEM, SINAES).

Tópicos Especiais em Educação, Diversidades e Direitos Humanos - 30h/a – 2 créditos

Leituras clássicas e contemporâneas relacionadas à: educação inclusiva; educação, diferença e diversidades; educação e direitos humanos.

Tópicos Especiais em Teorias da Educação na Contemporaneidade - 30h/a – 2 créditos

Leituras de autores contemporâneos em Teoria da Educação que permitam estudos específicos sobre teóricos relevantes da atualidade.

Tópicos Contemporâneos: Estética e Cultura - 15h/a – 1 crédito

Estudos sobre Estética e Cultura na contemporaneidade. Relações entre   educação, estética e cultura.

Universidade, Estado e Sociedade - 30h/a – 2 créditos

Histórico e modelos da Educação Superior (ES) no mundo Ocidental e na América Latina na contemporaneidade. A relação dos atores sociais e das instituições acadêmicas e da pesquisa com o contexto social, político e econômico e suas diferentes funções e usos na Sociedade do Conhecimento. Histórico da Universidade no Brasil e políticas recentes. Características e contribuição do atual sistema de Educação Superior brasileiro para o desenvolvimento social do país, seus desafios e perspectivas.