DOUTORADO
Processo seletivo
Podem se inscrever no curso de doutorado de Química portadores de diploma de nível superior em curso de duração plena em Química ou áreas afins, tais como, Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas.
O processo seletivo para ingresso no PPGQ possui periodicidade anual e eventualmente semestral e será instituído mediante edital específico, elaborado pela coordenação do Programa.
Etapas
- Análise do histórico escolar do curso de Mestrado
- Análise do conteúdo científico do curriculum vitae
- Entrevista ou prova escrita sobre conteúdo especificado no edital de seleção
Os prazos e condições para recurso das decisões da comissão de seleção serão estabelecidos nos editais de seleção.
Inscrição e documentação
- Carta de recomendação
- Carta de apresentação informando da disponibilidade para os estudos
- Formulário de inscrição
- Tabela de pontuação
- Consulte a documentação no edital
Investimento
- Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 20 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
- Curso sem taxa de inscrição.
Para os alunos não contemplados por bolsas ou auxílio gratuidade:
- O investimento do curso de Doutorado em Química será de 48 parcelas de 30,5 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução nº 115/2017 e 124/2017, reajustadas anualmente pela correção do crédito financeiro.
- O valor do crédito financeiro vigente no ano de 2026 é de R$ 76,78.
- Portanto as mensalidades, com o atual valor do crédito financeiro, serão de R$ 2.341,79 .
Observação: o valor do crédito financeiro é reajustado no início de cada ano, pelo Conselho Universitário da Universidade Regional de Blumenau - FURB, para um período de 12 meses.
Seleção
DOUTORADO EM QUÍMICA
Duração: 4 anos
Carga horária: 720 h/a
Vagas: 8
Frequência: semanal, quintas e sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 1 e 2
Suficiência em língua estrangeira: o doutorando deverá comprovar , ao longo do curso, conhecimento da língua inglesa para a tradução e interpretação de textos técnicos em química.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
O aluno regular deverá cursar XX disciplinas obrigatórias e obrigatórias avançadas, XX disciplinas eletivas.
Seminários
Espaço transdisciplinar para apresentação e discussão de temas específicos de interesse dos alunos, voltados para as linhas de pesquisa do programa, com troca de experiência e socialização de propostas, atividades e materiais entre docentes e alunos
Metodologia da Pesquisa II – 60 h/a
Pesquisa cientifica e os aspectos éticos envolvidos. Elaboração dos documentos de pesquisa os quais engloba um conjunto de atividades assim definidas: escolha do orientador e definição da área de concentração e linha de pesquisa, cursos relacionados à consulta de bases de dados em química e áreas correlatas e utilização de software específico da área; Exame de Qualificação que compreende a apresentação e defesa do projeto de pesquisa com revisão bibliográfica, objetivos, justificativa, metodologia a ser usada e relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, com parecer do orientador.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS AVANÇADAS
Química Orgânica Avançada – 60 h/a
Estrutura molecular: representações, estereoquímica. Reações de substituição nucleofílica alifática; reações de eliminação e adição; reações do grupo carbonila; substituição aromática eletrofílica: compostos benzenóides e heterociclos π-excessivos; substituição aromática nucleofílica em heterociclos π-deficientes. Reações radicalares e reações pericíclicas.
Físico-Química Avançada – 60 h/a
Teoria cinética dos gases; Termodinâmica clássica de sistemas ideais e não ideais. Formulações alternativas do segundo princípio; Introdução a Termodinâmica Estatística: funções de partição em sistemas compostos por moléculas independentes e indistinguíveis (movimentos translacionais, rotacionais, vibracionais e eletrônicos).
Química Inorgânica Avançada – 60 h/a
Elementos de simetria. Operação de simetria. Grupo de ponto. Química de ácidos e bases duros e macios. Química de coordenação. Modelo de ligação de valência e orbitais moleculares. Teoria do campo ligante e campo cristalino. Espectros eletrônicos e magnetismo de compostos de coordenação. Estrutura e reatividade. Química dos compostos organometálicos.
Química Analítica Avançada – 60 h/a
Eletrólitos e atividade química. Equilíbrios em sistemas homogêneos e heterogêneos. Equilíbrios ácido-base, solubilidade, complexação e óxido-redução. Representações gráficas de distribuição de espécies químicas iônicas. Curvas de titulação. Tratamento termodinâmico do equilíbrio químico. Curvas de titulação. Estatística aplicada à Química Analítica.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Compostos Orgânicos Voláteis – 30 h/a
Rotas metabólicas das principais classes de compostos orgânicos voláteis; técnicas de extração e caracterização estrutural; propriedades biológicas e aplicações; mudanças estruturais e ensaios biológicos de interesse. Estudo de casos concretos sob investigação nos grupos SINETEC e REBIFLORA e perspectivas. Atividade experimental utilizando óleos essenciais de própolis e/ou de espécie vegetal nativa da Floresta Atlântica.
Beneficiamento Químico de Material Têxtil – 60 h/a
Química de fibras, corantes e auxiliares têxteis. A teoria química e tecnologia dos processos de beneficiamento de artigos têxteis: preparação, tingimento, acabamento e estamparia. Tendências inovadoras no beneficiamento têxtil.
Química Verde, Biocombustíveis e Biorrefinaria – 60 h/a
Os 12 princípios de química verde e a sua métrica. Exemplos de reações e processos de química verde. Solventes e tecnologias verdes. Os conceitos de economia linear e circular, bioeconomia, sustentabilidade, biomassa, biorrefinaria, bioprodutos e biomateriais. Matriz energética nacional e mundial. Política energética e sustentabilidade. Fontes e consumo de energia e problemas ambientais relacionados (efeito estufa, emissão de CO2. etc.). Principais tipos de biorrefinarias para a produção de energia, combustíveis, materiais e produtos químicos. Análise e composição das biomassas, culturas energéticas e resíduos agroindustriais mais importantes; perspectivas de conversão dessas fontes renováveis em energia, biocombustíveis e bioprodutos (pré-tratamentos, hidrólise de biomassa; biotransformação de biomassas; etc.). Estudo dos principais processos, etapas e produtos de biorrefinarias.
Biocatálise e Biotransformação – 60 h/a
Conceitos básicos de biocatálise e biotransformação com enzimas e micro-organismos; Fundamentos da estrutura e catálise com enzimas, a sua classificação, e os mecanismos químicos de enzimas; Relação entre a estrutura tridimensional das enzimas e o mecanismo de atuação nos seus substratos. Os principais modelos teóricos da cinética enzimática, o tratamento matemático, a análise dos parâmetros e das constantes cinéticas, a catálise enzimática heterogênea, os efeitos de estabilidade, inibição e cooperatividade. As técnicas de imobilização, de engenharia de enzimas, as principais aplicações tecnológicas de enzimas e métodos laboratoriais usados na análise de enzimas. Biotransformação em síntese orgânica; Reações de condensação, hidrólise, redução e oxidação catalisadas por enzimas e micro-organismos; outras biotransformações; tecnologia de bioprocessos.
Métodos Cromatográficos – 60 h/a
Introdução: Conceitos, classificação, forças intermoleculares e mecanismos de separação. Cromatografia em camada delgada. Cromatografia em fase gasosa. Cromatografia em fase líquida. Otimização de parâmetros de separação. Técnicas acopladas - espectrometria de massas. Aplicações.
Nanociência e Nanotecnologia – 60 h/a
Diferenças entre os sistemas nanoestruturados e massivos. Estrutura de bandas e estruturas cristalinas. Síntese de nanopartículas, compreensão dos fenômenos de nucleação e crescimento. Nanopartículas de metais, de óxidos e de carbono e suas propriedades. Nanomateriais com propriedades melhoradas. Nanocompósitos. Técnicas de caracterização de nanomateriais.
Química de Produtos Naturais – 60 h/a
Introdução às principais rotas biossintéticas e classes de metabólitos secundários vegetais. Carboidratos e metabolismo primário. Isoprenoides – rota metabólica do ácido mevalônico. Acetogeninas – rota metabólica do ácido shikímico e policetídeos. Alcaloides. Métodos de análise de plantas: Métodos gerais de extração, separação e isolamento de compostos de origem vegetal. Estratégias para a identificação de Produtos Naturais.
Química de Superfície – 60 h/a
Fenómenos superficiais: tensão superficial e interfacial, capilaridade e molhabilidade, emulsões e coloides, filmes finos, micelas, aspectos eléctricos de interface, adsorção em sólidos e líquidos, isotermas de adsorção, engenharia de superfície de nanoestruturas, introdução à catálise heterogénea.
Síntese Orgânica – 60 h/a
Conceito de desconexão, sínton e equivalente sintético. Transformações de grupos funcionais. Desconexões de ligações carbono-heteroátomo e carbono-carbono. Rearranjos em síntese. Heterociclos π-deficientes e π-excessivos isolados e fusionados: ocorrência natural, síntese e reatividade. Síntese multietapas, análise de exemplos representativos da literatura.
Métodos Espectroscópicos – 60 h/a
Espectroscopia de absorção na região do infravermelho e ultravioleta-visível, fundamentos teóricos, instrumentação, excitação eletrônica, absorção de cromóforos, forças de ligação, níveis vibracionais de ligações químicas, interpretação de espectros.
Ressonância Magnética Nuclear – 60 h/a
Espectrometria de ressonância magnética nuclear: fundamentos teóricos, spin nuclear, correlação de sinais, interpretação de espectros. Ressonância magnética nuclear de hidrogênio e de carbono (RMN 1H e 13C). Técnicas avançadas de RMN 2D. Utilização de técnicas conjuntas para a determinação de estruturas moleculares.
Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Produtos Naturais e Sintéticos – 60 h/a
Estrutura, função e metabolismo dos pró-cariotos. Mecanismo de ação de antimicrobianos. Obtenção e avaliação compostos antimicrobianos derivados de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico.
Planejamento e Otimização de Experimentos – 60 h/a
Introdução e conceitos. Métodos univariados e multivariados de otimização. Planejamentos fatoriais e fracionários. Planejamento de misturas. Planejamentos de otimização (superfícies de resposta). Análise de dados e interpretação de resultados. Construção de modelos empíricos. Utilização de programas estatísticos.
Biodiversidade e Inovação em Biopolímeros – 60 h/a
Esta disciplina tem como objetivo explorar a interseção entre a biodiversidade e a inovação em biopolímeros. Os biopolímeros são materiais poliméricos derivados de fontes naturais, como plantas, animais, microorganismos, e são fundamentais para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A disciplina abordará a diversidade biológica como fonte de inspiração para o desenvolvimento de biopolímeros avançados, bem como as técnicas de produção, caracterização e aplicação desses materiais inovadores.
Química Bioinorgânica e Catálise – 60 h/a
Introdução à Química Bioinorgânica. Metaloproteínas e Metaloenzimas e seu papel biológico. Sistemas biológicos e bioinorgânicos contendo ferro, cobre, manganês, entre outros. O papel dos metais na fotossíntese. Mecanismos e sistemas catalíticos biológicos e bioinorgânicos.
Balanço de Massa e Energia em Processos Químicos– 30 h/a
Conceitos de balanços de massa e energia aplicados a processos químicos. Balanços em sistemas fechados e abertos. Balanços em processos com reação química. Conceitos de energia interna, entalpia, calor e trabalho. Balanços de Energia em sistemas abertos e fechados. Variação de energia interna em reações químicas. Balanços de massa e energia simultâneos. Uso de simuladores macroscópicos. Análise e avaliação de impacto ambiental de processos químicos.
Biodiversidade e Inovação em Biopolímeros – 60h/a
Esta disciplina tem como objetivo explorar a interseção entre a biodiversidade e a inovação em biopolímeros. Os biopolímeros são materiais poliméricos derivados de fontes naturais, como plantas, animais, microorganismos, e são fundamentais para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A disciplina abordará a diversidade biológica como fonte de inspiração para o desenvolvimento de biopolímeros avançados, bem como as técnicas de produção, caracterização e aplicação desses materiais inovadores.
Ofertadas na graduação e podem ser frequentadas de acordo com o desempenho do estudante na avaliação do processo seletivo.