Professora da FURB participa de livro sobre instituições escolares inovadoras

Professora da FURB participa de livro sobre instituições escolares inovadoras

Foto: Krishnan Gopakumar/Stock Images

A professora Vera Lúcia de Souza e Silva, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da FURB, lançou um livro em parceria com os professores Saturnino de La Torre e Maria Antonia Pujól Maura, da Universidade de Barcelona (Espanha), durante o 5º Fórum Internacional de Inovação e Criatividade, realizado em Salvador (BA) no último dia 12 de junho. “Inovando em sala de aula: instituições inovadoras”, lançado pela Editora Nova Letra, traz 12 artigos apresentados na edição anterior do evento, realizado em junho do ano passado na Catalunha. Em comum, os textos buscam alternativas e exemplos para um novo tipo de educação, focada no desenvolvimento humano, na transdisciplinaridade e na criatividade.

 
Além da organização do livro, a professora Vera Lúcia escreve (com auxílio de outras professoras da FURB e da rede pública municipal, além de membros da Secretaria Municipal de Educação) um dos artigos, “Estágio na formação de professores no ensino superior: uma vivência transdisciplinar”, onde relata experiência que envolveu sete cursos de licenciatura da FURB: Pedagogia, Artes Visuais, Letras-Alemão, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, História e Música.
 
Oito docentes e 26 acadêmicos desenvolveram atividades voltadas ao tema “orientação sexual” junto às turmas dos anos finais da Escola Básica Municipal Professora Alice Thiele, no bairro Garcia, em Blumenau. “O tema foi escolhido pela escola, que buscava uma abordagem saudável e contextualizada da sexualidade para estes jovens. Os alunos de licenciatura puderam trazer o olhar de cada área, vivenciando o estágio de maneira transdisciplinar”, explica Vera Lúcia.
 
O livro deve estar em breve disponível para empréstimo na Biblioteca Universitária da FURB.
 
Mestrandos
Dois mestrandos do PPGECIM também estiveram em Salvador para apresentar um artigo no 5º Fórum Internacional de Inovação e Criatividade. Fabiana Fachini e Lourenço Gabriel Isolani, graduados pela FURB em Química e Engenharia Elétrica, respectivamente, trabalharam com conceitos da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) em conjunto com a professora Vera Lúcia.
 
Rede Internacional de Escolas Criativas
Idealizada pelo professor de La Torre, a RIEC busca resgatar e difundir experiências transformadoras em escolas do Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Portugal. A FURB participa do projeto desde sua fundação, no ano passado. Em Blumenau, a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay foi a quarta escola do Brasil a obter o Certificado Internacional de Escola Criativa, em maio.