Facebook Twitter Imprimir

 

» furb.br/ppgecim

» facebook.com/ppgecim

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.
 
O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais na área de Ensino, com foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos para o ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias, para atuar na formação de professores e/ou em processos educativos da Educação Básica à Superior, bem como em contextos de educação não formais.  
 
Como objetivos específicos destacam-se: 
  • promover o desenvolvimento e avanço de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de Ciências Naturais e da Matemática que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos de ensinar, aprender e avaliar;
  • formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;
  • investigar e propor percursos formativos, práticas educativas e recursos educacionais inovadores em diversos níveis e modalidades de ensino;
  • desenvolver reflexão crítica e busca para a solução de problemas na área de Ensino, considerando demandas de contextos regionais, nacionais e internacionais.

 

Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.
 
Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.  
 
público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não-formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

 


Painel