Ensino de Ciências Naturais e Matemática

O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de concentração Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. Criado em 2009 com base em um núcleo multidisciplinar que envolve as áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB.

O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais na área de Ensino, com foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos para o ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias, para atuar na formação de professores e/ou em processos educativos da Educação Básica à Superior, bem como em contextos de educação não formais.  

Como objetivos específicos destacam-se: 

  • promover o desenvolvimento e avanço de pesquisas e práticas educativas na área de ensino de Ciências Naturais e da Matemática que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos de ensinar, aprender e avaliar;
  • formar docentes pesquisadores pautando-se na proposição e aplicação de pressupostos teóricos e metodológicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do programa, contribuindo para o desenvolvimento das investigações na área de Ensino;
  • investigar e propor percursos formativos, práticas educativas e recursos educacionais inovadores em diversos níveis e modalidades de ensino;
  • desenvolver reflexão crítica e busca para a solução de problemas na área de Ensino, considerando demandas de contextos regionais, nacionais e internacionais.

Assim, a partir do desenvolvimento das pesquisas com foco nos processos de ensinar e aprender, o PPGECIM deve apresentar contribuições (teóricas, metodológicas ou materiais educacionais) para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Além disso, o Programa contribui para o aprofundamento e troca de experiências interdisciplinares, pesquisas e desenvolvimento de proposições dos saberes docentes e da ação profissional do professor, que possam ter impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais.

Para isso, os estudantes devem construir uma compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa, que possibilitem a formação de profissionais professores reflexivos e pesquisadores. A intenção é que tais profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.  

público-alvo preferencial do PPGECIM são Profissionais da Educação, de diferentes níveis de ensino ou de espaços não formais, ou demais interessados em desenvolver pesquisas ou produtos que aprimorem o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Área de concentração

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é um programa da área de Ensino (46) da CAPES, que prioriza o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. 

LINHAS DE PESQUISA

Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática A linha de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática discute e propõe alternativas para a formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Matemática e/ou Ciências Naturais, em contextos educativos em espaços formais e não formais de ensino. Fomenta investigações dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação em diversos níveis de ensino, desenvolvendo e analisando práticas pedagógicas criativas e inovadoras, promovendo a Educação Científica, considerando as demandas da contemporaneidade.

Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática - A linha de Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática investiga e desenvolve processos, métodos e recursos com vistas à formação inicial e continuada de professores com foco principal no ensino de Ciências Naturais e/ou Matemática, em contextos educativos em espaços formais e não formais de ensino. Além disso, fomenta o uso de métodos ativos de ensino e aprendizagem e promove estudos e práticas mediadas por mídias e tecnologias digitais contemplando investigações que consideram a relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.

INFRAESTRUTURA

DISSERTAÇÕES

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FURB disponibiliza dados da produção científica dos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

» Acesse furb.br/bibliotecadigital

PRODUTOS EDUCACIONAIS

PPGECIM disponibiliza disponibiliza os dados da produção dos Produtos Educacionais.

» Acesse aqui

PERFIL DO EGRESSO

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da FURB é qualificar profissionais na área de Ensino, com foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos para o ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias, visando sua atuação na formação de professores e/ou em processos educativos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior em espaços formais e não formais.

O público-alvo em nível de doutorado, serão naturalmente os egressos já qualificados pelo próprio programa em nível de mestrado, além de demais professores e profissionais da área de ensino que atuam nos contextos educativos já citados acima.

Os egressos do curso de doutorado receberão o título de doutores na área de ensino de Ciências Naturais e Matemática e suas tecnologias. É esperado como perfil do egresso:

  • a) capacidade de desenvolvimento de pesquisas inéditas com foco nos processos de ensinar e aprender para disseminação de conhecimentos na área das Ciências Naturais e da Matemática;
  • b) conhecimento científico qualificado para atuar em diversos contextos profissionais, seja na docência, gestão e pesquisa, em níveis e modalidades de ensino diversificados;
  • c) habilidade para ampliar as discussões sobre Educação Científica e Educação Matemática em seu contexto de atuação profissional;
  • d) aptidão para promover a disseminação de processos metodológicos inovadores em redes colaborativas de profissionais do ensino;
  • e) atitudes proativas de trocas de experiências interdisciplinares;
  • f) competência para propor novos saberes docentes e práticas educativas com impacto no sistema educacional ao desenvolver produtos e/ou processos educacionais aliados aos recursos educacionais para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática;
  • g) capacidade para liderar itinerários de formação inicial e continuada de profissionais do Ensino de Ciências Naturais e da Matemática visando a qualificação de professores/as reflexivos e pesquisadores;
  • h) valores de ética e respeito com valorização das diversidades em suas ações pessoais e profissionais.

Missão: o PPGECIM tem como missão qualificar profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias, atuando em processos educativos da Educação Infantil à Educação Superior e em contextos não formais.

Visão: o PPGECIM tem como visão ser um programa de referência nacional na formação de profissionais para desenvolver pesquisas e produtos educacionais com foco no Ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias.

Valores: a FURB, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, estabelece um conjunto de valores que orientam suas políticas e ações. São valores amplos associados a todos os níveis de ensino em que atua (médio, graduação, pós-graduação, lato e stricto sensu) e todas as suas áreas de atuação (ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação). Nesse sentido, inspirado pelos que é definido institucionalmente, o PPGECIM particulariza seus valores buscando:

  • a) a formação integral de profissionais da Educação;
  • b) o compromisso com a educação científica e tecnológica e sua regionalidade;
  • c) a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • d) a inovação e o impacto social nos processos educacionais;
  • e) a integração com a comunidade, para atendimento de demandas efetivas da sociedade;
  • f) a ética e o respeito em suas produções;
  • g) o desenvolvimento social e sustentável;
  • h) a valorização das diversidades;
  • i) a socialização dos conhecimentos e respectivas tecnologias produzidas;
  • j) a ação em parcerias locais, regionais, inter-regionais e internacionais;
  • k) a democracia e a transparência nos seus processos e ações.

Com base nesses valores, o Programa contribui para a sociedade formando cidadão críticos, reflexivos e que atuem com base na ética e no respeito nos espaços educacionais onde atuam. No PPGECIM, a Educação é considerada a força motriz da sociedade, devendo produzir inovações significadas em contexto, valorizando a interdisciplinaridade e produzindo conhecimentos com base no rigor científico e metodológico exigidos no nível de formação em pós-graduação stricto sensu.

Nesse sentido, espera-se que os egressos do PPGECIM sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas.

REVISTA CIENTÍFICA

A Revista Dynamis é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB.

» Acessar a revista

CREDENCIAMENTO DOCENTE

Processo de Credenciamento de docentes pesquisadores, pertencentes ao quadro da FURB e com titulação de doutorado, para atuarem no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

  • Nenhum processo com inscrições abertas.