Blumenau, 2 a 4 de outubro de 2017
 
Principal
Organização

Programação do SEMINCO 2017


XXV Seminário de Informática e Computação

Blumenau/SC, 2 a 4 de outubro de 2017

Site do seminário: https://www.furb.br/dsc/seminco



02/10/2017 (Segunda-feira)
Auditório do Bloco J (FURB - Campus I)
18:00 - Recepção e Credenciamento
18:45 - Abertura
19:00 - Palestra: Cidades inteligentes (Smart Cities) - Prof. Dr. Célio Albuquerque (UFF)
20:10 - Coffee-Break
20:30 - Sessão de Pôsteres


03/10/2017 (Terça-feira)
Auditórios Instituto Gene
18:45 - Apresentação e discussão de artigos
20:10 - Coffee-Break
20:30 - Apresentação e discussão de artigos


04/10/2017 (Quarta-feira)
Auditório da Biblioteca (FURB - Campus I)
18:45 - Mesa redonda: Singularidade tecnológica
Debatores: Profa Dra. Cristina Nader Vasconcelos (UFF) e Prof. Dr. Jomi F. Hübner (UFSC).
Mediação: Profa Dra. Andreza Sartori (FURB)
21:00 - Coquetel de encerramento

Prof. Dr. Célio Albuquerque
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993 e mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição em 1995. Trabalhou como Engenheiro de Telecomunicações da EMBRATEL entre 1994 e 1995. Concluiu doutorado em Information and Computer Science pela University of California, Irvine (UCI) em 2000. É Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2004 e atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF. Foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação no âmbito do consórcio CEDERJ/UAB de 2010 a 2014. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Atuou de 2008 a 2014 como assessor do CA de Ciência da Computação da CAPES. Atuou como Diretor-Executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) e participou do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). É um dos coordenadores o Laboratório MídiaCom de Pesquisas em Comunicação de Dados Multimídia (http://www.midiacom.uff.br). Coordena o projeto REMOTE desde 2007, financiado pela TBE/ANEEL e o projeto TELE-SIRIS desde 2013, financiado pela NeoDomino/ANEEL. Foi coordenador do Grupo de Trabalho em Redes em Malha Sem Fio – GT-Mesh – financiado pela RNP de 2005 a 2007, implantando a primeira rede em malha sem fio no Brasil e coordenou a meta Redes Verdes do projeto (CIA)ˆ2 - Construindo Cidades Inteligentes: da Instrumentação dos Ambientes ao desenvolvimento de Aplicações, financiado pelo CTIC/MCT. Leciona disciplinas de Redes de Computadores, Redes Multimídia e Computação Móvel e realiza pesquisas na área de Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes sem fio e Redes de distribuição de conteúdo.

Profa. Dra. Cristina Nader Vasconcelos
Possui graduação no curso de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado (2009 ) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (área principal), processamento de imagens, realidade aumentada e computação gráfica. Suas contribuições principais incluem temas de processamento genérico paralelo em hardware gráfico aplicados a tarefas de visão computacional, métodos de otimização discreta em grafos, processamento, gerenciamento e formatos de imagens e video, estruturas de dados espaciais. Hoje é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Computação.

Prof. Dr. Jomi Fred Hübner
Professor da UFSC, lotado no departamento de Automação e Sistemas, para a disciplina de Inteligência Artificial. Seu doutorado foi realizado na Universidade de São Paulo (2003) e o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), ambos envolvendo pesquisa na área de Sistemas Multiagentes, um ramo da Inteligência Artificial. É bacharel em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992). Os interesses de pesquisa estão fortemente ligados a IA, dos quais se destacam os seguintes: modelos organizacionais e de reorganização para sistemas multiagentes e linguagens de programação de agentes.



Organização

Universidade Regional de Blumenau
 
Apoio
 
Sociedade Brasileira de Computação
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
 
Última atualização: Setembro de 2017
©2017 - All rights reserved.