Agendamentos no CCT para fomentar empreendedores
Por Central Multimídia de Conteúdo/Isabella Cremer [21/07/2020] [15 h03]
O Projeto Semear, uma iniciativa do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), abriu agendamentos para que universitários participem de iniciativa fomentadora de empreendedorismo e recebam orientação especializada de professores.
Os agendamentos estão sendo feitos de forma remota através do instagram do Projeto Semear e os acadêmicos podem escolher entre quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Alunos de todos os cursos do CCT podem fazer a solicitação.
Por enquanto, de acordo com as normas governamentais de distanciamento social, serão mentorias remotas, conduzidas pelo professor Dagoberto Stein de Quadros, coordenador do Semear. Para começar cada estudante deve apresentar uma proposta, projeto ou outras demandas que necessitem de mentoria.
As mentorias vão acontecer por demanda e os projetos dos alunos avançarão gradualmente com o auxílio de diversos professores do CCT, que serão envolvidos conforme as especificidades que indicarem.
O fomento ao empreendedorismo inovador é o objetivo principal do Projeto Semear. Está aberto a estudantes de graduação e pós-graduação do CCT. O engenheiro Dagoberto Stein de Quadros, coordenador do Semear, explica que o projeto prevê apoio para os alunos melhorarem suas inserções nas empresas e corporações, além de estruturarem novos negócios e empresas.
“Por trás (do projeto) existe um grande estímulo, que é levar a ciência e a capacidade que o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) tem para as pequenas, médias e grandes empresas e aos governos municipais, estaduais e federais”, explica Dagoberto Quadros. Unindo a experiência dos professores com as ideias inovadoras dos alunos e o apoio das governanças, o Projeto Semear pretende melhorar as capacidades produtivas, enxergar novas demandas, dinamizar processos, gerar novos produtos e até novas empresas, alavancando as necessidades da sociedade através de apoio e mentoria.
O engenheiro Dagoberto Quadros explica que a área dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Design, que compõem o CCT e formam muitos profissionais liberais, passa por um momento de recessão nos últimos anos e o Semear acolhe os estudantes, para enfrentarem o mercado de trabalho.
O Projeto Semear prevê a realização de eventos motivacionais relacionados ao empreendedorismo inovador e a criação de um sistema de comunicação, para divulgação de eventos e editais públicos e privados interessantes para os acadêmicos do Centro de Ciências Tecnológicas.
Através da mentoria que pode ser agendada através do @projetosemear.cct, os professores vão auxiliar acadêmicos a fazerem planos de negócios, estudando a estratégia de marketing, a mercadologia dos projetos, bem como estruturar o sistema de produção e fazer análises da viabilidade econômica dos negócios, entre outros. “A gente não tem um caminho único, a gente tem uma nuvem, um propósito e uma grande vontade de trabalhar para ajudá-los”, afirma o coordenador, em relação aos trabalhos que serão realizados com os acadêmicos na mentoria.
O Projeto Semear nasceu no final de 2019 através de uma ideia dos professores do Centro de Ciências Tecnológicas, mas conforme comenta o coordenador Dagoberto, “o projeto é novo, mas a história é antiga”. Desde que o CCT, há 20 anos, discutiu a renovação de seu eixo articulador, o empreendedorismo, novas medidas e pensamentos começaram a circular entre professores, estudantes e pesquisadores.
Entre essas novas medidas está o trabalho do CCT em grupo de inovação de Santa Catarina. Participam de vários cursos e formações. Além disso, muitas disciplinas ligadas à área do empreendedorismo foram adicionadas nas grades curriculares dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Design, que compõem o CCT. Do eixo articulador nasceu também a Feira de Inovação e Empreendedorismo, que chegou a sua oitava edição no ano de 2020.