Álvaro Correia lembra do início da Universidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [12/08/2019] [18 h14]
O ex-deputado Álvaro Correia visitou ontem a Universidade Regional de Blumenau especialmente para convidar a reitora Marcia Sardá Espindola para o lançamento de seu livro “Um olhar sobre fatos históricos”. Ele antecipou aspectos relatados na obra, como sua participação na criação da própria Universidade. O livro será lançado no dia 5 de setembro, na programação festiva de aniversário de Blumenau.
A FURB foi fundada em 1964 e Correia, como político e jornalista à época, lembra-se das movimentações desde a década de 1950 para lançamento de um curso superior em Blumenau. Durante 12 anos ele foi diretor de esporte e notícia da Rádio Nereu Ramos que, segundo conta, foi crucial para o desenrolar dos fatos. Discípulo de Evelásio Vieira, o Lazinho, Álvaro Correia ajudou a fundar os diretórios do então partido MDB em Blumenau e nas cidades da região. Foi eleito vereador, em 1972 e posteriormente assumiu por três mandatos o cargo de deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O radiojornalismo, conforme comentou com a reitora Marcia Sardá, foi decisivo para os rumos da FURB. Isso por causa de uma entrevista realizada no dia 30 de janeiro de 1961 no programa “Preto no Branco” conduzido por Lazinho. Da região, um grupo de professores e empresários, entre eles o professor Martinho Cardoso da Veiga (que viria a ser o primeiro diretor de faculdade na FURb) e o industrial Indo Zadrozny, juntamente com Lazinho, participaram da entrevista com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, o padre Januário Baleeiro. Graças a uma pergunta de Lazinho, Baleeiro enviaria depois desse dia a Blumenau alguns técnicos que analisariam o tipo de faculdade que melhor atenderia a região.
A decisão pela faculdade de Ciências Econômicas saiu de relatório dessa equipe. Pois a vinda de Baleeiro é fruto de uma viagem de Álvaro Correia a São Paulo. Em artigo publicado no livro que será lançado na semana do aniversário de Blumenau ele lembra que, como jornalista, levou ao padre Januário Baleeiro, em São Paulo, o convite para participar da entrevista “Preto no Branco”, do então parceiro de política, de jornalismo e amigo Lazinho.
O livro tem prefácio do ex-prefeito Félix Theiss, apresentação do desembargador do Tribunal de Justiça, Álvaro Luiz Pereira de Andrade e contou com organização da jornalista Nane Pereira, entre outros profissionais. A reitora da FURB agradeceu o convite e manifestou alegria por contar com a memória de personalidade que testemunhou a gênese da Universidade que em 2019 completa 55 anos.