Arquitetura lança revista RUA para comemorar 25 anos
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [28/11/2017] [08 h41]
O curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB está comemorando os seus 25 anos de criação e para celebrar essa marca estará realizando hoje, terça-feira, o lançamento da revista digital RUA. Esse projeto é uma iniciativa da disciplina Teoria Estética da Arquitetura, ministrada pelo professor Christian Krambeck, no quinto semestre.
“A Revista Universitária de Arquitetura é o primeiro passo para mudarmos a percepção das pessoas na cidade. Abordamos vários assuntos e projetos que realizamos no curso”, comenta Christian.
O material conta com informações do 28º concurso Ópera Prima, oportunidade em que a aluna da FURB Mariana Maass foi uma das finalistas regionais; também retrata a experiência da construção de uma casa da árvore por alunos do curso, através do projeto de extensão Atelie Vertical, na escola CEI Irma Maria Christa Prullage, além de uma conversa com o arquiteto Thiago Borges Mendes, que debateu com alunos o papel da universidade na capacitação dos arquitetos e os desafios dessa área no mercado de trabalho.
Sobre o curso
Em 18 de setembro de 1990, o curso de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado e a primeira turma com 50 alunos iniciou em fevereiro de 1992, ingressando através do vestibular assim como nos dias atuais. Dentre os alunos da primeira turma, que se formaram em 1996, estava também Stella Nemetz, que hoje é arquiteta e professora do curso.
Logo após a ocupação os departamentos de Arquitetura e Urbanismo, que na época eram duas matérias bem segmentadas, tornaram-se um só. Em 2005 o curso teve seu primeiro aluno premiado pelo Concurso Nacional Ópera Prima. Ricardo Packer, ganhou o prêmio coordenado pelo professor Hugo Nieto.