Artes Visuais
Por [11/03/2020] [19 h11]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu a visita das empresas Nidec Global Appliance (Joinville) e Sub-Zero Wolf (Estados Unidos) para falar sobre os resultados do projeto de mestrado da pesquisadora Tuany Gabriela Hoffmann.
A mestranda da FURB está pesquisando sobre os efeitos de parâmetros de refrigeração na preservação de alimentos (temperatura/velocidade do ar/umidade), orientada pela professora Doutora Carolina Krebs de Souza e pelo professor Doutor Sávio Leandro Bertoli, do Departamento de Engenharia Química da Universidade.
“Na visita, as empresas conhecerem o projeto e a bancada experimental onde ele acontece”, conta Tuany. Tanto a empresa catarinense quanto a americana trabalham no ramo de refrigeração. A Nidec, de Joinville, fabrica e comercializa as soluções de refrigeração da Embraco para variados equipamentos, assim como motores para lava-louça, máquinas de lavar e secadoras. Já a Sub-Zero é uma fabricante de refrigeradores em Madison, nos Estados Unidos.
“Para a indústria é importante saber qual parâmetro deve ser mais bem controlado ou não. Desse modo, sabendo-se a influência positiva ou negativa de cada parâmetro (temperatura/velocidade do ar/umidade), o desenvolvimento de novas tecnologias de refrigeração pode ser feito com base nesse conhecimento e, assim, promover um aumento no tempo de vida do alimento”, explica a pesquisadora. A visita ocorreu no início de fevereiro.
Na foto, da esquerda para a direita, estão Christopher Dietsch (Sub-Zero), Tuany Gabriela Hoffmann (FURB), Anderson Bortoletto (Sub-Zero), Adriano Ronzoni (Nidec GA), Prof. Diogo Lôndero da Silva (UFSC/Joinville), Prof. Carolina Krebs de Souza (FURB), Brant Springer (Sub-Zero), Terry Hardesty (Sub-Zero), Gerardo Gomez (Nidec GA), Elizabeth Wohlers (Sub-Zero) e André Freitas (FURB).