Aulas recomeçam na FURB com mais oportunidade de bolsas
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [05/08/2019] [22 h12]
Terça-feira, 6 de agosto, marca o primeiro dia de aulas do segundo semestre letivo na Universidade Regional de Blumenau. Os calouros foram recebidos na segunda-feira pela reitora da FURB, Marcia Sardá Espíndola, por coordenadores de cursos, pró-reitores e demais servidores que apresentaram a instituição para os iniciantes. Depois da recepção aos calouros, terça é dia do encontro com veteranos em sala de aula.
Nesta primeira semana, as matrículas continuam abertas para cursos que possuem vagas. Além disso, qualquer pessoa pode solicitar uma disciplina, mesmo sem ser aluno já matriculado. Esta é a opção pelo FURB PLUS, com unidades curriculares a partir de R$ 100,56. E quem preencher o cadastro sócio econômico (www.furb.br/cse) até o dia 12 de agosto, pode se habilitar a bolsas integrais de ensino. “Com mais aporte de recursos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, hoje temos mais de mil bolsas de ensino, pesquisa e extensão à disposição dos nossos estudantes”, explica a reitora Marcia Sardá Espíndola.
Com o FURB Plus (www.furb.br/plus), os interessados podem escolher quatro disciplinas de qualquer curso por até quatro semestres, sendo estudante da FURB ou não. Candidatos não participantes de nenhum dos processos de seleção anteriores são matriculados através da análise do histórico escolar do ensino médio, caso queiram ingressar como estudantes de um curso específico.
Para os veteranos que já estavam acostumados com os sistemas de aprendizagem, uma novidade é a obrigatoriedade do AVA3, que pode ser acessado por meio de aplicativo para smartphones, disponível para os sistemas iOS e Android. Também a partir deste semestre, os universitários terão acesso a mais de nove mil obras digitais, por meio de uma plataforma de e-books integrada ao sistema de títulos físicos da Biblioteca Universitária.
Quanto às bolsas, os universitários devem ficar atentos para o primeiro0 passo, que é realizar a matrícula e, com o vínculo ativo, preencher o Uniedu, o cadastro do programa de bolsas do governo de Santa Catarina. O Uniedu é um dos itens obrigatórios ao cadastro socioeconômico da FURB que está com inscrições abertas e que também é requisito para obter uma bolsa na Universidade. “É por meio do cadastro socioeconômico que os estudantes da FURB se habilitam às bolsas”, reforça André Planinz, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). A recomendação da CAE é ler atentamente o edital do cadastro socioeconômico e tirar as dúvidas com a equipe, que está à disposição na Praça de Atendimento ao Estudante. “Somente quem tiver o cadastro aprovado poderá requisitar as bolsas”, destaca. O prazo de inscrição encerra em 12 de agosto.
Aos estudantes que ainda necessitam de recursos para completar o valor da mensalidade, a FURB disponibiliza o Credifurb, programa de financiamento estudantil próprio da Universidade de Blumenau, pelo qual é possível solicitar até 50% do valor da semestralidade.