Balanço da MIPE destaca apoio e presença da comunidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [20/09/2019] [19 h01]
Ao encerrarem a 13ª Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da FURB (MIPE) na sexta-feira, 20 de setembro, a reitora Marcia Sardá Espindola e o pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), Oklinger Mantovaneli Junior, avaliaram que o sucesso do evento permite programar para o próximo ano maior interação com a comunidade e inclusive com alguma participação internacional.
Foram três dias com centenas de apresentações de pesquisa, extensão e cultura, incluindo feiras científicas e de matemática com a presença de escolas da região. Desde trabalhos escolares até pesquisas em programas de pós graduação compartilharam o mesmo espaço de troca de saberes. Como representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a pesquisadora Andréa Cesco salientou o bom nível dos trabalhos que conheceu em Blumenau e destacou o fato de serem atuais e ligados à região, tornando-se relevantes para o desenvolvimento científico. Segundo ela a comunidade acadêmica local demonstra maturidade.
O professor Everaldo Grahl, presidente da Fundação Fritz Muller, que patrocina a Mipe, participou da solenidade de encerramento da Mostra e sublinhou a aproximação dinâmica da FURB com a comunidade no decorrer de 2019. Como presidente da FFM colocou sua instituição à disposição para contribuir com a FURB na estruturação de cursos de pós-graduação. Assinalou que em breve um novo tempo de oportunidades de desenvolvimento para a região virá com a inauguração do Centro de Inovação. Afirmou sentir orgulho por apoiar realizações como a Mipe.
A reitora Marcia Sardá Espindola agradeceu a todos servidores que se dedicaram à organização da mostra, lembrando que desde que assumiu a gestão superior a equipe já estava na ativa para os três dias intensos da programação desta semana. Reforçou que fomento externo, como o apoio da Fundação Fritz Muller, são fundamentais. “Precisamos nos abrir mais para a comunidade”, concluiu.