Blumenau recebe Observatório do Ensino Médio de SC
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [10/10/2019] [21 h44]
De que forma é possível tornar o ensino para adolescentes mais intuitivo e alinhado às novas perspectivas do mercado? Estas e muitas outras problematizações serão abordadas na 4ª edição da Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMSC), que acontece na FURB no dia 18 de outubro, sexta-feira, no auditório do bloco J do campus I. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Itinerários formativos: inovação pedagógica?” é o título da jornada que concentrará educadores especializados em um ciclo de três mesas redondas, com nove profissionais para debaterem temáticas como inovação, juventude, política curricular e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A cerimônia de abertura está marcada para às 13h30 e às 14h terá início a primeira roda de conversa, com noções gerais sobre Ensino Médio e Inovações Pedagógicas. Neste painel estarão presentes as profissionais Érica Fernanda Monteiro e Rebeca Amorim, da FURB, os mestres Manoel José Fonseca Rocha e Carin Carvalho Brugnara, da ETEVI, além da profissional docente Anna Karine Plautz, da Escola de Educação Básica Max Tavares do Amaral.
Em seguida, a BNCC será o foco de uma segunda rodada de conversas, marcada para iniciar às 16h10, reunindo três profissionais de renome no âmbito educacional: as professoras mestras Adriana Corrêa, ligada à Universidade do Minho (Portugal), Maike Cristina Kretzschmar Ricci, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e Letícia Vieira, da USP discutirão de que forma alterações da BNCC impactarão na vida dos alunos e também dos professores.
Fechando o evento, a partir das 18h15 haverá o terceiro e último encontro que abordará política curricular e juventudes. Os doutores Juares da Silva Thiesen, da UFSC e Juliana de Favere, da UDESC, farão um apanhado geral sobre as juventudes e reforçarão a importância de uma discussão aprofundada sobre as políticas curriculares implementadas pelas gestões governamentais nas mais diferentes esferas de governo.
O evento é direcionado a estudantes do magistério e profissionais da educação básica que desejam se aprofundar neste tema, informa a professora da FURB Adriana Fischer, que auxilia na organização da Jornada. O Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina conta com a parceria de algumas das principais universidades catarinenses como FURB, UDESC, UFSC, UFFS, UNESC, Unisul, Univille, Unochapecó e UFFS. Interessados podem se inscrever gratuitamente. Mais informações sobre a jornada e outras atividades podem ser conferidas através da página do Observatório no Facebook.