Bolsistas do Universidade Gratuita na FURB se preparam para atendimento de saúde a crianças
Por Camila Maurer e Lucas Adriano [17/02/2025] [16 h34]
Cerca de 100 estudantes de cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da FURB, beneficiários do programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina, participaram na noite de terça-feira (11) de um encontro com integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau para alinhar detalhes sobre o início das atividades do projeto Saúde na Escola. Trata-se de um acompanhamento que estes estudantes farão a crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, matriculadas na rede municipal de ensino de Blumenau, com necessidades especiais ou que passaram por procedimentos médicos recentemente.
O encontro realizado na terça-feira (11), no auditório da Biblioteca Universitária, foi ministrado pela assistente social Soraya Medeiros e pelo psicólogo Fabricio Gesser Cardoso, da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Em pauta, orientações aos estudantes sobre a estrutura e dinâmica de funcionamento da rede pública de Centros de Educação Infantil e Escolas Básicas Municipais, bem como instruções sobre as atividades a serem realizadas pelos estudantes que fazem graduação de graça na FURB.
“Inicialmente, o projeto estava previsto para abraçar e acolher 45 estudantes de contrapartida no Universidade Gratuita, mas por conta de uma demanda vinda da Secretaria Municipal de Educação, hoje nós estamos com 90 estudantes fazendo então essa atividade de extensão junto à comunidade. É bastante importante ressaltar que esse projeto é importante não só por conta dessa atividade junto à comunidade, mas por garantir direito à educação da criança de Blumenau”, afirma Roberta Andressa Pereira, chefe da Divisão de Apoio à Extensão (DAEX) da FURB.
O convênio é uma das ações de contrapartida do programa Universidade Gratuita e foi assinado em dezembro de 2024. Os estudantes da FURB contemplados pelo programa, dos cursos de Nutrição, Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, realizarão ações como aferição de glicemia, aplicação de insulina, manejo de bolsas de colostomia e uso de sondas, por exemplo.
Além do programa Saúde na Escola, estudantes beneficiados pelo Universidade Gratuita também atuarão em outros dois projetos da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau: o Escola Aberta, que objetiva promover a integração comunitária nas escolas municipais aos finais de semana, e o programa Acuidade Visual, que realiza avaliação para identificar possíveis dificuldades visuais. O encontro inicial desses programas será realizado no dia 22 de fevereiro, sábado, no auditório da Biblioteca.