CAPES aprova verba para PIBID e Residência Pedagógica da FURB

CAPES aprova verba para PIBID e Residência Pedagógica da FURB

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) receberá do Ministério da Educação (MEC) recursos para os projetos de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência (PIBID). A liberação permitirá bolsas a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
Os resultados foram divulgados na sexta-feira, 22 de maio, no site da CAPES e a FURB foi contemplada junto de mais 249 Instituições de ensino superior. Para a Universidade Regional de Blumenau são 48 bolsas pelo PIBID e 96 bolsas pelo Programa de Residência Pedagógica, beneficiando alunos e professores da região.
 
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica são ações da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visam uma aproximação prática dos acadêmicos com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, assim como o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura.
 
“Esta inserção é extremamente importante, pois proporciona aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”, afirma Roberta Pereira, professora do Departamento de Ciências Naturais e Coordenadora Institucional do PIBID na FURB.
 
As bolsas serão pagas de forma mensal pela CAPES diretamente aos licenciandos selecionados, ajudando-os a manterem-se na graduação. Enquanto para participar do PIBID o aluno deve ter concluído no máximo 60% do curso, para a Programa de Residência Pedagógica os licenciandos precisam estar cursando da 5ª fase em diante.
 
“Entendo que a FURB pode estimular ainda mais a integração da Educação Superior com a Educação Básica através da participação nestes programas, estabelecendo projetos de cooperação que possibilitem a melhora constante na qualidade do ensino nas escolas da rede pública, elevando a qualidade das ações pedagógicas voltadas à formação de professores nas licenciaturas e fomentando práticas docentes e experiências”, comentou a professora Henriette Damm, Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na FURB.
 
A etapa para adesão aos programas e habilitação de escolas pelas secretarias de educação terá início no dia 1º de junho e será realizada por meio da Plataforma Capes de Educação Básica.
 
A FURB está em processo de planejamento para a realização do processo seletivo de estudantes. Informações quanto ao início das atividades e sobre planejamento das próximas etapas serão encaminhadas ainda pela CAPES. Considerando o contexto de atenção à pandemia da Covid-19 e os reflexos observados nos calendários escolares e acadêmicos, os prazos sofrem alterações.