CEOPS citado em simpósio com presença nacional da Defesa Civil
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [09/07/2019] [18 h55]
Com palestra do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, foi realizado na FURB nesta terça-feira, 9 de julho, o Simpósio Municipal de Defesa Civil, promovido pela Prefeitura de Blumenau. O evento faz parte do “Julho Laranja”, com foco na prevenção e gestão de riscos em casos de desastres. Profissionais da área, da região e de outros estados, além de autoridades, estiveram presentes. “O objetivo é nós lembrarmos os sofrimentos e as tragédias que enfrentamos aqui em Blumenau, dos ensinamentos que elas trouxeram e não esquecermos daquilo que devemos e não devemos fazer em caso de alguma futura tragédia, para não sofrermos novamente”, afirmou o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, coronel Carlos Menestrina.
O coronel Alexandre Lucas Alves mostrou um panorama do Brasil e citou o exemplo do trabalho feito após a tragédia em Brumadinho, em Minas Gerais. “Blumenau e Santa Catarina são referências para o Brasil na gestão de riscos e desastres. Eventos como esse permitem a socialização desse conhecimento, a excelência do que é prestado, e a humildade que, muitas vezes, é preciso rever conceitos e trazer pessoas com novas experiências”,
O Centro de Operações do Sistema de Alerta (CEOPS), mantido pela FURB, também foi lembrado durante o evento. A Rede de Monitoramento da Bacia do Rio Itajaí-Açu, importante principalmente em situações de cheias, tem apenas 10 das 17 unidades em funcionamento na região. Com menos unidades em atividade, é maior o risco de erros nas previsões de cheias, durante as situações críticas. “Nós temos o maior respeito pelo CEOPS da FURB. Estamos já com uma reunião marcada nas próximas semanas com a Defesa Civil aqui no município, depois estaremos indo a Florianópolis, com uma reunião com a Defesa Civil Estadual e, se necessário, vamos a Brasília , junto à Defesa Civil Nacional, buscar recursos para que o CEOPS continue sendo mantido e aprimorado”, comentou Menestrina.
O secretário estadual de Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior, presente no evento, endossou a fala de Menestrina. “O coronel Menestrina já veio falar comigo sobre a situação do CEOPS em Blumenau e está sendo feito uma gestão local desta situação para saber qual é o futuro desse sistema. Nós estamos aguardando essa avaliação local e estamos disposição para auxiliar no que for possível e necessário”, comentou o secretário.