Coleção de fungos micorrízicos é referência na área

Coleção de fungos micorrízicos é referência na área

Foto: CMC/FURB TV

O laboratório de micorrizas (associações entre fungos e raízes de determinadas plantas), que pertence ao Departamento de Ciências Naturais da Universidade Regional de Blumenau, no Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da FURB, guarda a Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota, referência nacional em estudos de culturas de fungos micorrízicos arbusculares.
 
A coleção foi criada em 2011 pelo professor doutor Sidney Luiz Stürmer, que desenvolve as atividades desde que teve a ideia durante seu doutorado nos Estados Unidos, onde realizou pesquisas junto a maior coleção de fungos micorrízicos no mundo. Sturmer deu o pontapé inicial ao trabalho graças à edital de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), de 2009, além de projetos de pesquisa apoiados pela FURB e CNPq.
 
O pesquisador explica que o filo glomeromycota abriga os fungos que se concentram nas raízes das plantas e estabelecem associação micorrízica. Possuem várias funções dentro do ecossistema, como o aumento da absorção de nutrientes pelas plantas, desenvolvendo o crescimento sem uso de fertilizantes químicos. O trabalho do pesquisador é fundamental para os estudos da diversidade dos ecossistemas.
 
A coleta dos fungos é feita geralmente no solo de um ecossistema natural, como um campo agrícola, depois o material é levado ao laboratório para análise das raízes e do solo. Como os fungos precisam de uma planta para crescer, parte da coleção é armazenada em vasos com substrato; tudo é guardado nas casas de vegetação e “depois de um certo tempo analisamos e armazenamos esses substratos com as raízes de uma forma seca dentro de um saco plástico na geladeira”, descreve o professor.
 
A Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota é considerada umas das maiores do mundo na área e chama atenção de muitos pesquisadores da América Latina que vem até a Universidade Regional de Blumenau para realizar seus estudos.
 
A FURB TV foi conhecer o laboratório e conversou com o professor Sidney Luiz Stürmer. Confira a reportagem no link.