Com aulas síncronas, segue rotina de estudos

Com aulas síncronas, segue rotina de estudos

Foto: CMC

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) restringiu o acesso aos campi desde a terça-feira, 17 de março. Diante das mudanças, a instituição está trabalhando intensamente e as aulas acontecem por mediação tecnológica enquanto durar a quarentena. O objetivo é garantir o conteúdo programado para o semestre, ajudar os alunos a manter uma rotina de estudos e a interagir com colegas e professores.  
 
Marcella Nunes é caloura de Ciências da Computação e já acompanha as aulas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA3 da FURB: “já tivemos algumas aulas remotas. Recebemos programas para baixar e atividades para complementar em casa. O mais importante para mim foi que tivemos a oportunidade de interagir com o professor e tirar as dúvidas”.
 
A universitária ressaltou que o elo com a Universidade nesse momento é muito importante para se manter firme no propósito de estudar e se formar, mesmo diante da situação mundial difícil. 
 
A opção pelas aulas mediadas por tecnologia exige esforços de professores e técnicos da FURB que têm sido incansáveis em adaptar as aulas ao novo formato, bem como treinar os colegas. O professor Marcel Hugo, coordenador do curso de Ciências da Computação, é um dos que está auxiliando os colegas com a nova plataforma e tirando dúvidas, tanto individualmente quanto em grupo. Na tarde testa terça-feira, 24 de março, aproximadamente cinquenta professores participaram de reunião pela web com Hugo, que juntamente com a equipe da Divisão Modalidades de Ensino (DME), permaneceu mais de três horas somente respondendo perguntas por vídeo e chat. 
 
Mas, além desta e de outras formações, diariamente a equipe da DME e da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) atendem professores e alunos por várias ferramentas, incluindo o Whatsapp. Os canais de contato estão organizados no site www.furb.br/coronavirus especialmente criado para reunir as informações neste período de isolamento.
 
Aulas ao vivo 
 
As aulas da Marcella acontecem ao vivo, nos mesmos dias e horários em que os estudantes estão matriculados. Para acessar os conteúdos, os acadêmicos devem ficar atentos ao email institucional @furb.br e aos avisos e conteúdos das disciplinas. No horário da aula, devem participar ao vivo por vídeo, chat, entre outros métodos virtuais. Há controle da participação. 
 
“Neste momento de exceção, empregamos tecnologias que permitam aulas remotas. Usamos o AVA3 para compartilhamento de material (textos, imagens, vídeos) e atividades diversas (questionários, envio de trabalhos etc). Nas aulas disponibilizamos a ferramenta Microsoft Teams”, explicou Maiko Spiess, professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e membro da equipe da  Divisão de Modalidades de Ensino (DME) da FURB.
 
A ideia é que as aulas remotas realizadas pelo Teams sejam expositivas e dialogadas, procurando repetir a dinâmica da sala de aula. Para a aluna Marcella Nunes “a experiência com o Teams foi muito boa, gostei bastante. Mesmo com uma grande quantidade de pessoas, o sistema não travou”. A abordagem varia de professor para professor, conforme as particularidades das disciplinas.
 
“Vale ressaltar, que estamos buscando construir uma experiência o mais próxima possível de uma aula regular”, disse Spiess, complementando: “mas mantendo todos em segurança e respeitando as determinações das autoridades”.
 
A FURB está organizando tutoriais e outros recursos para auxiliar na transição. “Professores e servidores estão muito empenhados em facilitar ao máximo o processo de ensino, apesar das adversidades”, observou Spiess.
 
ACAFE
 
O presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) Claudio Alcides Jacoski, enviou um comunicado às instituições comunitárias da entidade esclarecendo a diferença das atividades que estão sendo realizadas no período de isolamento pelas instituições de ensino superior. A ACAFE define assim os termos:
 
Aulas Mediadas por Tecnologia - estratégia adotada nos cursos em algumas universidades, em razão da suspensão temporária de aulas presenciais, em virtude da pandemia do novo Covid19. Consiste em substituir aulas presenciais por aulas que empreguem tecnologias da informação e comunicação, conforme preveem as portarias 343 e 345/2020 do MEC.
 
EAD - modalidade de ensino em que o estudante matriculado em curso EaD desenvolve as disciplinas a distância.
 
Semipresencial - abrange o desenvolvimento de atividades por meio de tecnologias de informação e comunicação por estudantes matriculados em cursos presenciais que adotaram em seu Projeto Pedagógico tais práticas considerando a legislação e regulamentação institucional.