Com recursos do Governo do Estado, laboratório de pesquisa avançada da FURB amplia estrutura para atuar em projetos ambientais e de transição energética
Por Milena Nandi / FAPESC [16/07/2025] [17 h30]
Laboratório recebeu equipamentos de ponta com fomento do Programa Multilab SC
O Vale do Itajaí receberá uma nova infraestrutura para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas avançadas na área de meio ambiente e transição energética. Nesta quarta-feira, 23, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Universidade de Blumenau (Furb), vão inaugurar a ampliação da estrutura do Laboratório de Análises de Combustíveis e Cromatografia (LAC), realizada com recursos da ordem de R$ 2,4 milhões, provenientes do Programa Multilab SC. Com o fomento recebido por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a universidade adquiriu novos equipamentos e materiais e irá expandir as pesquisas realizadas e serviços prestados para além da área de combustíveis líquidos.
A cerimônia de inauguração da ampliação do LAC ocorrerá às 13h30, no auditório do Campus 2 da Furb, e terá a presença do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, da diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, de representantes da Reitoria, pesquisadores e estudantes da Furb.
Segundo o coordenador do LAC, professor doutor Vinicyus Wiggers, o fomento recebido do Programa Multilab SC corresponde ao maior investimento em infraestrutura de pesquisa da história do laboratório, criado em 1998 e pioneiro em análise de combustíveis líquidos no país. O laboratório integra o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel da Agência Nacional do Petróleo e a cada seis meses, realiza coletas de amostras e análise de 15 plantas de produção e 41 bases de distribuição de diesel, etanol e gasolina em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para garantir que nenhuma alteração ocorra no caminho entre a indústria e o consumidor.
Wiggers explica que com os novos equipamentos e a inclusão de novas técnicas, o LAC vai passar a analisar amostras sólidas (resíduos e biomassa), gasosas (biogás, gás natural, gás de pirólise, gás de síntese e hidrogênio) e líquidas para detecção de poluentes ambientais em recursos hídricos e na biodiversidade e, desta forma, atuar mais significativamente em projetos de transição energética e poluição ambiental.
Os recursos para o projeto de ampliação das atividades do LAC foram repassados via edital 15/2023 – Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fapesc. Além do LAC, outros dois projetos foram contemplados pelo mesmo edital, envolvendo a Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviços (Claims) e o HUB de Estudos da Biodiversidade. Juntos, os três projetos aprovados pela Furb no edital da Fapesc receberam fomento superior a R$ 7 milhões.
Programa MultiLab SC
O edital 15/2023 da Fapesc selecionou 50 projetos de laboratórios de pesquisa avançada em áreas como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Engenharias. Além do fomento, o programa promove a criação de uma rede de laboratórios interligados, incentivando o uso compartilhado das estruturas.
Os laboratórios multiusuários contemplados na primeira edição do MultiLab SC estão sendo implantados nos municípios de Araquari, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Curitibanos, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Videira, Rio do Sul, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
As instituições podem utilizar os recursos para obras e melhorias de infraestrutura, aquisição de equipamentos e outros investimentos que fortaleçam o desenvolvimento da pesquisa avançada em Santa Catarina.
*Com colaboração da Comunicação da FURB