CONSUNI aprova Mestrado em Biodiversidade

CONSUNI aprova Mestrado em Biodiversidade

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou, por unanimidade, a criação do Mestrado em Biodiversidade na FURB.
 
Um dos idealizadores deste projeto é o professor do Curso de Ciências Biológicas, doutor André Luís de Gasper, que destacou a importância da conquista para a região: “só temos mestrados nessa área em Florianópolis, mas o nosso é mais amplo porque abrange botânica, ecologia, zoologia e bioprospecção. Como esse tema é muito recorrente hoje em dia na sociedade, principalmente por causa das leis de biopirataria, há um grande potencial de estudo.”

Segundo Gasper a proposta foi construída ao longo de dois anos com a participação de vários docentes pesquisadores da FURB. “Contamos com a visita do coordenador da área na CAPES, que veio nos explicar sobre a área da biodiversidade dentro da instituição. Então conseguimos demonstrar que temos capacidade para orientar o Mestrado em Biodiversidade”, relembra.

Entre os aspectos que serão abordados no curso, os principais são: a distribuição de espécies, plantas, animais e fungos bem como suas relações evolutivas; os impactos da poluição sobre a biodiversidade e o desenvolvimento de remédios no futuro.

Em dezembro de 2018 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, já havia anunciado a aprovação por parte do MEC. Relembre aqui.