Crianças na "Caça ao Tesouro" em pista-escola da FURB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/12/2019] [16 h25]
Com o objetivo de integrar os filhos de servidores na universidade, a FURB realizou uma “caça ao tesouro” para crianças entre 8 e 15 anos de idade. A dinâmica organizada pela Associação de Servidores da FURB (ASEF) foi baseada no esporte de Orientação, de inspiração militar.
O professor Renato Mor, do curso de Música, levou seu filho pela primeira vez em uma integração realizada pela ASEF. “Acho que é uma grande iniciativa, inclusive nos tempos atuais, em que as gerações mais jovens estão mais sedentárias. Então é bom para ter um convívio, para ter uma ação ao ar livre”, disse.
A Orientação é uma modalidade esportiva que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido. Os atletas devem passar por pontos específicos descritos em um mapa, utilizando apenas uma bússola junto para se guiar. O atleta que fizer todo o percurso em menor tempo, vence.
A FURB é a primeira universidade catarinense inserida no esporte, integrando o percurso caracterizado como “pista escola”, um circuito com vários elementos para aprendizagem da Orientação em um terreno mais convencional. “Isso é um incentivo não só para nós, profissionais, que ensinamos sobre o esporte, mas também para as crianças que conhecem uma modalidade nova e podem até virar atletas, caso queiram”, comentou o atleta profissional de Orientação, Felipe Siqueira.