Divisão de Pós-Graduação faz atividade de formação

Divisão de Pós-Graduação faz atividade de formação

Foto: Divulgação/Divisão de Pós-Graduação

A Divisão de Pós-Graduação da FURB organizou uma formação institucional com representantes de todos os 10 programas de pós-graduação existentes na Universidade. O encontro ocorreu na tarde de segunda-feira (28 de novembro), no Campus 1 da FURB.

O objetivo principal, segundo a chefe da Divisão de Pós-Graduação, Viviane Alexandra Machado Saragoça, era orientar os coordenadores dos programas a preencher de forma mais alinhada a Plataforma Sucupira e atender as exigências da avaliação feita pela CAPES. Além dos coordenadores, os vice-coordenadores e os servidores que atuam nas secretarias dos programas também estiveram presentes.  “A orientação foi no sentido de que tivessem um olhar diferente no momento de preencher os dados, uma visão de avaliador”, comentou Viviane.

Para coordenar estes trabalhos o grupo contou com a ajuda do professor Paulo Roberto da Cunha, coordenador da Pós-Graduação em Ciências Contábeis, e integrante do grupo de consultores da CAPES. Foi ele, com a experiência de avaliador, ministrou a atividade. Viviane comentou que esta troca de experiência entre os 10 programas foi relevante para o melhor entendimento da plataforma Sucupira.

O que é a Plataforma SUCUPIRA?
É uma importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

Outra atividade
Além de orientar sobre o preenchimento da Plataforma Sucupira, a Divisão de Pós-Graduação também fez outra atividade. Entre os meses de agosto, setembro e novembro, foi feita atividade de formação específica para servidores que atuam nas secretarias dos programas de Pós-Graduação. A iniciativa buscou padronizar a rotina de processos e procedimentos.

“Durante os encontros, elaboramos a POP – Procedimentos Operacionais Padrão – e um manual formalizando e especificando todas as atividades feitas”, comentou Viviane. Ela lembra que entre as ações que constam no manual são orientações padronizadas sobre os passos para o trancamento de cursos, expedição de diploma, cadastramento de bolsas, entre outros.

Esta formação, assim como a de orientação sobre a Plataforma Sucupira, contou com a participação de representantes de todos os 10 programas de pós-graduação da Universidade.