Doutora em Educação pela FURB transforma tese em livro que aborda noções de crianças de Blumenau sobre casa, rua e escola

Doutora em Educação pela FURB transforma tese em livro que aborda noções de crianças de Blumenau sobre casa, rua e escola

Foto: Carlos Henrique Koch

Um grande público acompanhou o lançamento do livro “Entre-Lugares: Dialogando com as crianças sobre a casa, a escola e a rua”, realizado na noite de sexta-feira (4) no auditório da biblioteca do campus 1 da FURB. O livro é de autoria de Cristiane Theiss Lopes, que publicou sua tese de Doutorado sobre o assunto em 2023, discutindo as experiências e percepções infantis sobre tais espaços. Entretanto, durante sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB, um acontecimento inesperado acabou dando um novo rumo ao trabalho.

“O principal objetivo era pensar a criança nos espaços públicos da cidade e até então eu ia nesses espaços para ver como elas interagiam. Mas aí veio a pandemia e todo mundo ficou preso em casa, então a pesquisa foi desenvolvida através de tecnologias como WhatsApp, onde elas conversavam, dialogavam e aí traziam também essas situações. De inclusão na escola, na casa, na rua, como que elas lidavam com isso. E aí, como muitas crianças não eram alfabetizadas, ainda não tinham o domínio da leitura, eu decidi fazer um audiobook para que elas pudessem ouvir, como uma devolutiva da pesquisa, visto que a linguagem acadêmica é diferente da linguagem infantil. Então elas participaram de todo o processo, e aí ao final, além da tese, tem uma literatura infantil também que foi presenteada para elas”, conta a pesquisadora, que também é professora substituta no Curso de Pedagogia da Universidade de Blumenau.

O lançamento do livro foi acompanhado de um pequeno debate sobre temáticas educacionais em âmbito escolar. A professora Cassia Ferri, orientadora de Cristiane, aproveitou o momento para deixar uma mensagem à autora e os demais mestrandos e doutorandos do programa, presentes na ocasião. Cristiane desenvolveu esta tese na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, integrando grupos de pesquisa da FURB como o Grupo de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação (GPCA) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA).