Pesquisadores da FURB publicam artigo na revista Science, uma das mais importantes do mundo

Pesquisadores da FURB publicam artigo na revista Science, uma das mais importantes do mundo

Foto: Internet

Estudo investigou impacto das secas sobre o crescimento de árvores em florestas tropicais

 

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/FURB) Tatiele Anete Bergamo Fenilli e Karin Esemann Quadros e o pesquisador de pós-doutorado do Laboratório de Monitoramento e Proteção Florestal (LAMPF/FURB) Eduardo Adenesky Filho estão entre os autores de um artigo publicado na revista Science, um dos periódicos científicos mais importantes do mundo. O estudo, intitulado “Pantropical tree rings show small effects of drought on stem growth”, investigou os impactos das secas sobre o crescimento de árvores em florestas tropicais e sua capacidade de continuar absorvendo e armazenando carbono.

O estudo revelou que, nos anos mais secos, houve redução média de 2,5% no crescimento dos troncos das árvores. Em 25% dos casos, a diminuição do crescimento ultrapassou os 10%. A pesquisa constatou que a diminuição do crescimento é mais acentuada em regiões mais quentes e secas, além de ser maior em espécies gimnospermas do que em angiospermas. Tais efeitos, no entanto, são de curto prazo e geralmente se restringem ao ano de ocorrência da seca. As conclusões se baseiam na análise de dados provenientes de 483 cronologias de crescimento de árvores em diferentes regiões tropicais.

Os resultados sugerem que as florestas tropicais têm demonstrado certo nível de resiliência à seca no que se refere à capacidade de fixar carbono através do aumento da biomassa dos troncos. Para os pesquisadores, no entanto, o aumento na frequência e severidade das secas em decorrência das mudanças climáticas pode ameaçar a capacidade das florestas tropicais de absorver e armazenar carbono de forma sustentável a longo prazo.

 

Sobre os autores

 

Tatiele Anete Bergamo Fenilli é Doutora em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/FURB). Atua em temas como produção florestal e recuperação de áreas degradadas.  

 

Karin Esemann Quadros é Doutora em Ciências Biológicas e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/FURB). Desenvolve pesquisas em botânica, com ênfase em anatomia vegetal e dendrocronologia, método científico que permite determinar a idade de uma árvore.

 

Eduardo Adenesky Filho é Doutor em Engenharia Florestal e atualmente atua como pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Monitoramento e Proteção Florestal da universidade (LAMPF/FURB). Atua em temas como restauração ecológica, controle biológico e dendrocronologia.