Egresso da FURB retorna à Universidade para lançar livro de sua autoria

Egresso da FURB retorna à Universidade para lançar livro de sua autoria

Foto: Acervo pessoal

Formado em História pela Universidade Regional de Blumenau, André Furtado realizou uma palestra na FURB na terça-feira, dia 27 de março, junto com o lançamento do seu livro, intitulado “Sérgio Buarque de Holanda historiador desterrado”. Este é o resultado da tese de doutorado do jovem, mas o amor pelo tema surgiu ainda durante a graduação na FURB.

Furtado ingressou no curso de História Licenciatura e Bacharelado ainda em 2007, e nesta trajetória participou de grupos de pesquisa coordenados pela professora doutora Cristiana Ferreira. “Ela é a figura central disso e de tudo o que aconteceu na minha vida, porque foi através dela que eu fiz a primeira leitura de Sérgio Buarque de Holanda”, conta. Ele foi orientando dela em iniciação cientifica e trabalho de conclusão de curso. Em Blumenau, ele realizou estágio no Arquivo Histórico, Museu da Cerveja e Museu de Arte.

Mesmo após a formação, em 2011, ele deu continuidade à carreira acadêmica, dando início ao projeto de mestrado propondo uma reflexão sobre a atuação de Sérgio Buarque de Holanda junto aos órgãos de cultura ou educacionais do estado novo. Depois do mestrado, a tese de doutorado tratou de estudar as pessoas que contemporaneamente estabeleceram um debate intelectual sobre as obras de Sérgio Buarque de Holanda, o que resultou em sua primeira obra. André conta que teve algumas dificuldades neste processo, mas se mostrou satisfeito com o resultado. “Eu queria publicar uma tese, e não um livro. Por isso briguei bastante para manter as notas porque elas são os registros da pesquisa. Se tirássemos as notas, iríamos tirar também a alma do trabalho. Portanto, ele está praticamente na íntegra”, explica.

O livro será divulgado em vários lugares e claro que Blumenau não poderia ficar de fora. “Não tinha como não retornar à FURB. A minha pesquisa iniciou aqui no curso. A professora Cristina me ajudou a construir minha trajetória como pesquisador”, afirma André.