Em sua visita a Blumenau nesta segunda e terça-feira, dias 23 e 24 de setembro, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, tem agenda marcada na Universidade Regional de Blumenau, onde será recepcionado pela reitora Marcia Sardá Espindola e demais gestores que pretendem agradecer pessoalmente pelos recursos que oportunizaram neste segundo semestre letivo 1.142 bolsas aos universitários. Na ocasião a expectativa é de que seja anunciada a aprovação de verba solicitada para realização do Festival Internacional Universitário de Teatro, cuja 32ª edição foi adiada por falta de financiamento no primeiro semestre.
A agenda do governador em Blumenau começa nesta segunda, às 9h30min, com a chegada no aeroporto regional do município, na Itoupava Central, onde anuncia liberação de recursos para obras prioritárias na cidade. Às 11 horas é recepcionado no 10º Batalhão de Polícia Militar, na Vila Nova, que realizará formação de duas turmas de soldados.
Às 14 horas Carlos Moisés entrega placa comemorativa para o hospital que mais faz transplantes em Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel, no centro e logo depois segue para o Hospital Santo Antônio, no bairro Vorstadt, para assinatura de convênio.
Às 16h30min o compromisso é no auditório da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), no Vorstad, onde é aguardado para liberação de recursos para Educação e Centro de Convenções. Às 17h30min concede entrevista coletiva à imprensa.
Na terça-feira, dia 24, o compromisso é no auditório da biblioteca da FURB, às 9h30min, para liberação de repasse de valores. Na sequência parte para Ilhota, onde é aguardado para, às 10h45min, assinar convênio de repasse de recursos do Badesc e Funam na Câmara de Vereadores daquele município.
A reitora Marcia Cristina Sardá Espíndola entende que a confirmação da visita do governador Carlos Moisés à Universidade manifesta o compromisso do Governo do Estado de Santa Catarina com as instituições de ensino superior vinculadas ao sistema das Associações Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Ela pretende agradecer pessoalmente a liberação de recursos que oportunizaram 1.142 bolsas aos universitários da FURB e acredita que novas realizações em parceria com o Governo de Santa Catarina podem ser esperadas; em especial comemora a possibilidade de retomada do FITUB ainda este ano.
O secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, comenta que a relação do Estado com a FURB já tem apresentado bons resultados, podendo “contribuir ainda mais para formação de estudantes e também professores para o mundo do trabalho e a Educação. É uma instituição que tem longa experiência, com bons resultados”. Considerou a estrutura da Universidade, “muito bem montada. Lá dentro funciona o Efex, que traz novas tecnologias para que os professores possam realizar bem o processo de ensino aprendizagem. Então é uma parceria que esperamos intensificar para termos mais bons resultados para a educação na região, no entorno e em todo o estado de Santa Catarina”.